Muito além das letras: alfabetização matemática é determinante para futuro das crianças, apontam estudos
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Central Press
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Pesquisas internacionais comprovam que estimular habilidades matemáticas ainda na Educação Infantil favorece desempenho escolar a longo prazo
Segundo o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Decreto nº 11.556), espera-se que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do segundo ano do Ensino Fundamental. E, embora uma infinidade de questões esteja no caminho para cumprir essa meta, escolas e educadores têm esse norte a perseguir, no que se refere a ensinar a ler e escrever em língua materna.
Nesse contexto, o Compromisso Nacional Toda Matemática (Decreto nº 12.641/2025) surge como uma tentativa de oferecer uma orientação mais objetiva para as instituições sobre os caminhos da alfabetização matemática. No entanto, quando o assunto são os números, essa fronteira entre saber e não saber é muito menos clara. Muitos estudantes enfrentam dificuldades com a matemática ao longo da jornada escolar e, da mesma forma que ocorre com a linguagem, o caminho para superar essa barreira começa antes do Ensino Fundamental.
Um estudo publicado no Journal of Educational Psychology, The effects of early numeracy interventions for students in preschool and early elementary, acompanhou crianças na pré-escola e, em uma proposta de intervenção, identificou que desenvolver as habilidades de matemática nos anos iniciais de escolaridade pode alavancar o desempenho de estudantes com risco de apresentar dificuldades em matemática. Para a Editora de Matemática da Aprende Brasil Educação, Janile Oliveira “esses estudos podem auxiliar na compreensão das bases do aprendizado matemático. É importante ressaltar que, quando a alfabetização matemática não é trabalhada de forma adequada, crianças e adolescentes podem ter mais dificuldades no futuro. Por isso, investir no desenvolvimento matemático nos primeiros anos escolares pode reduzir significativamente as lacunas de aprendizado posteriormente”.
Outro levantamento, realizado nos Emirados Árabes Unidos e publicado na Large-Scale Assessments in Education, observou-se que competências como contagem, reconhecimento de quantidades e comparação de grandezas influenciam o rendimento matemático em séries posteriores. “O que parece ser uma brincadeira de contar brinquedos ou comparar objetos é, de fato, suporte para desenvolver o raciocínio lógico e a aprendizagem formal da matemática.”, destaca.
Mais que números
Trabalhar a alfabetização matemática desde cedo influencia o desempenho acadêmico dos alunos, além de oferecer ganhos subjetivos para eles, como os socioemocionais. Isso porque dominar um conteúdo é parte importante da maneira como a criança se enxerga em sua própria trajetória escolar. “Se uma criança não consegue compreender os conteúdos, isso afeta não apenas aquele componente curricular específico, mas todo o seu pequeno mundo, porque mexe com fatores como autoestima, autoimagem e até mesmo pertencimento, já que, muitas vezes, ela não consegue acompanhar o restante da turma”, explica.
O contato precoce com noções numéricas, mesmo fora do ambiente escolar, pode ajudar a evitar esse problema. “Quando a matemática é apresentada como parte natural do cotidiano, como na cozinha, em jogos e nas músicas, ela passa a ser vista como parte da vida. Assim, deixa de ser um obstáculo, e passa a ser uma linguagem de compreensão do mundo, palpável”, reforça a especialista. Ela pontua algumas formas de fazer isso em casa.
Conte objetos do dia a dia
Peça para que a criança conte objetos, frutas ou passos até determinado lugar. “Isso pode funcionar com crianças desde o início da idade escolar, pois, ainda que elas não consigam estabelecer relação entre numeral e quantidade, a repetição dessas atividades em casa ajuda nos conhecimentos prévios necessários para a formalização do conhecimento matemático posteriormente.”
Relacione números a contextos reais
Apresente objetos que fazem parte do cotidiano das crianças, como calendários, relógios, códigos de barras e etiquetas com preços de produtos. Esse contato contribui para que a criança entenda a funcionalidade dos números no dia a dia.
Valorize tentativas
Procure incentivar a criança a se arriscar em respostas que envolvam números. “Mesmo que essas respostas sejam imprecisas, deve-se incentivá-la a continuar tentando, pois essa é uma forma de fortalecer sua autoestima e evitar aversão à matemática escolar.”
Brinque
“Atividades como simulação de compra e venda com preços fictícios, preparo de receitas que envolvem medidas e quantidades e brincadeiras com jogos de estratégia e noções espaciais são exemplos de abordagens lúdicas que podem ser eficazes para desenvolver conceitos matemáticos de forma atraente e simples”, destaca a especialista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>