SEGS Portal Nacional

Educação

Planejamento e repertório sociocultural ajudam a garantir boa nota na redação do Enem 2025

  • Quarta, 24 Setembro 2025 18:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodrigo Hernandes
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Bilíngue Pueri Domus destaca orientações práticas para estruturar um texto bem escrito, coerente e alinhado às exigências da banca

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, para muitos candidatos, a parte mais desafiadora da prova. E não é por menos: a pontuação obtida nessa etapa pode definir a classificação final, já que o exame se consolidou como porta de entrada para a maioria das universidades brasileiras, substituindo processos seletivos próprios e sendo requisito fundamental para programas como SISU e ProUni.

Para orientar os estudantes, Danielle Capriolli, professora e coordenadora de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola Bilíngue Pueri Domus ― integrante das Escolas Premium do Grupo SEB ―, elaborou cinco passos estratégicos para garantir clareza, coerência e impacto na redação.

Domínio da norma culta

A avaliação não se limita à ortografia. São analisados aspectos como concordância verbal e nominal, pontuação e acentuação, além da organização das orações. A especialista reforça que o domínio da norma culta se constrói com estudo e leitura frequente, que auxiliam na memorização de palavras e no uso correto em diferentes contextos.

Estrutura dissertativo-argumentativa

O modelo exigido no Enem é composto por quatro parágrafos: introdução, dois de desenvolvimento e conclusão com proposta de intervenção. Na introdução, apresenta-se o tema; nos parágrafos centrais, os argumentos que demonstram a existência do problema; e no encerramento, uma solução viável, detalhando meios de aplicação e agentes responsáveis. Na proposta de intervenção, deve haver os seguintes elementos obrigatórios: Ação (o que deve ser feito); Agente (quem fará essa ação - governo, escolas, famílias, ONGs, mídia etc); Modo/meio (como a ação será realizada); Efeito (qual a consequência/objetivo da medida); Detalhamento (especificar melhor para mostrar viabilidade).

Interpretação da proposta

Ler com atenção os textos motivadores é indispensável, mas sem copiar trechos. O desempenho depende de uma combinação entre interpretação, repertório sociocultural e experiências pessoais, como leituras e vivências. “É o momento de mostrar o conhecimento construído ao longo do Ensino Básico”, enfatiza Danielle.

Planejamento e coesão

Organizar previamente as ideias garante clareza e progressão lógica. O uso de conectivos — como conjunções, advérbios e expressões conclusivas — mantém a fluidez. “Cada parte da dissertação deve ter função clara: introduzir, desenvolver e concluir. No último parágrafo, termos como ‘portanto’ e ‘dessa forma’ ajudam a marcar o fechamento”, orienta a professora. Ela também alerta que não são permitidos desenhos ou marcas que identifiquem o candidato.

Leitura constante

Danielle defende uma leitura ampla e diversificada. “Vale tudo: de obras obrigatórias dos vestibulares a bulas de remédio”, brinca. Além dos livros, a especialista recomenda podcasts e canais de notícias para ampliar vocabulário e repertório, elementos que enriquecem a argumentação.

Por fim, a professora Danielle ressalta que os temas propostos no Enem sempre dialogam com a realidade brasileira. “Referências internacionais são bem-vindas, desde que conectadas ao contexto nacional. O repertório se constrói ao longo da vida, por meio de experiências e estudos. Lembrar dessas diretrizes fará diferença no dia da prova”, conclui.

Escola Bilíngue Pueri Domus

Com 58 anos de história, a Escola Bilíngue Pueri Domus é um centro de referência e excelência em educação, cujo objetivo é formar cidadãos críticos, éticos e com senso de responsabilidade e de liderança. Como IB World School, o Pueri Domus é uma das primeiras escolas brasileiras a receber a creditação do IB, o que possibilita oferecer aos alunos do High School o currículo brasileiro com o certificado do International Baccalaureate. O Pueri Domus, que faz parte das Escolas Premium do Grupo SEB, atende mais de 3.500 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, tem um currículo bilíngue integrado e está presente em quatro bairros de São Paulo: Aclimação, Itaim, Perdizes e Verbo Divino. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version