SEGS Portal Nacional

Educação

5 erros comuns ao escrever um artigo científico. Entenda

  • Sexta, 22 Agosto 2025 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MF Press Global
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Imagem Ilustrativa (Reprodução/FreePik)

Escrever um artigo exige conhecer e seguir algumas normas que ajudam a guiar a produção do artigo, alerta a editora-chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira

A escrita científica vai além de relatar dados ou conclusões, ela exige clareza, coerência, metodologia adequada e respeito a normas técnicas. Para pesquisadores iniciantes, e até para os mais experientes, alguns erros podem comprometer a qualidade e a credibilidade do artigo.

Segundo a editora-chefe da Atena Editora, Antonella Carvalho de Oliveira, conhecer os deslizes mais frequentes é o primeiro passo para evitá-los.

“Um bom artigo é aquele que respeita a lógica científica e comunica bem sua mensagem. Muitos autores acabam pecando por falta de orientação ou atenção aos detalhes que fazem toda a diferença”, afirma.

5 erros mais comuns na escrita de artigos científicos:

1. Ausência de delimitação clara do tema

“É essencial que o leitor entenda já na introdução qual é a pergunta científica ou hipótese que o autor pretende investigar. Iniciar um artigo sem deixar claro qual é o foco da pesquisa gera confusão e enfraquece o objetivo do estudo”, alerta Antonella Carvalho de Oliveira;

2. Metodologia vaga ou mal descrita

“A metodologia precisa ser específica, por exemplo, não basta dizer que aplicou um questionário, é preciso descrever como ele foi elaborado, validado, aplicado e analisado”;

3. Referências desatualizadas ou inadequadas

Citar fontes antigas ou sem relevância científica compromete a base teórica do artigo. Também é um erro comum não seguir as normas exigidas pela revista científica quanto à formatação das referências.

“A bibliografia deve dialogar com o estado atual do conhecimento. Citações de blogs, Wikipedia ou fontes genéricas não são aceitas em artigos científicos sérios”;

4. Falta de coesão entre os tópicos

Muitos artigos falham ao apresentar seções desconectadas introdução, metodologia, resultados e conclusão não conversam entre si.

“Tudo precisa estar alinhado, o que se propôs a investigar deve ter reflexo na escolha do método, nos dados apresentados e nas conclusões tiradas”;

5. Excesso de linguagem informal ou rebuscada

Nem o excesso de jargões técnicos, nem uma linguagem casual demais são adequados à escrita científica. O ideal é manter um texto claro, objetivo e técnico, sem ser hermético.

“Escrever bem não é escrever difícil. O que importa é comunicar a ciência com precisão e clareza”, reforça Antonella Carvalho de Oliveira.

Sobre Antonella Carvalho de Oliveira

A professora Antonella Carvalho de Oliveira é licenciada em Pedagogia, Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Tendo mais de 30 anos de carreira no magistério e uma década de atuação como professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Autora do livro "Como se Faz um Produto Educacional", o único no Brasil que ensina de maneira específica como criar um produto educacional. Atualmente, ocupa o cargo de Editora Chefe da Atena Editora.

Sobre a Atena Editora

A Atena Editora é uma referência no cenário editorial brasileiro há quase 10 anos no mercado, sob a liderança de Antonella Carvalho de Oliveira, doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia, a editora se consolidou como um pilar de excelência e rigor editorial, incentivando autores, pesquisadores e acadêmicos a publicarem suas pesquisas e estudos. Com um catálogo diversificado e de alcance internacional, a Atena Editora oferece publicações que atendem a uma comunidade acadêmica exigente e contribuindo para o avanço científico.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version