SEGS Portal Nacional

Educação

Estudo nas férias: especialista comenta sobre a importância de seguir com a rotina

  • Segunda, 21 Julho 2025 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Diego Ramalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Fonte: Freepik

Psicóloga do Curso Anglo, Lorena Conde, alerta os jovens sobre a relevância de dedicar parte do período de descanso aos estudos, com objetivo de revisar conteúdos considerados mais difíceis com tranquilidade

As férias escolares de meio do ano marcam um dos períodos mais importantes para os alunos. Além de contemplar um momento em que os estudantes podem descansar dos esforços dedicados na primeira metade do ano, esse pode ser um momento de oportunidades de revisão de conteúdos, possibilitando mapear os pontos de melhoria para o segundo semestre.

De acordo com Lorena Conde, psicóloga do Curso Anglo, a diferença entre o período letivo e o de descanso proporcionado pelas férias no âmbito emocional dos alunos se dá pela pressão da rotina. “Mesmo sendo um período normalmente voltado ao descanso, as férias representam um momento para revisitar conteúdos considerados mais difíceis pelo estudante com mais calma, sem as aulas regulares”, diz.

Para alcançar a concentração necessária em meio a tantas distrações proporcionadas pelas férias, ela recomenda que os estudantes criem uma rotina de estudo mais leve nessa época. Segundo Lorena, não é necessário estudar a mesma quantidade de horas que no período escolar, mas manter a constância diária pode fazer a diferença. “O intuito é que o estudante defina os melhores dias e horários para estudar e os momentos mais adequados para o descanso e o lazer. Esse equilíbrio ajuda a evitar a exaustão e a manter a motivação para o segundo semestre”, comenta a especialista.

As férias também podem ser uma chance para os alunos explorarem mais sua criatividade. Ao estudar por conta própria, dentro dos horários de preferência, o estudante pode arriscar sair dos métodos convencionais e experimentar outros sistemas de aprendizagem, segundo sugere ela. “Revisões, listas extras, simulados, resumos, mapas mentais e resolução de questões anteriores são algumas das opções possíveis. Além disso, assistir a videoaulas curtas ou revisar flashcards ajuda a fixar o conteúdo de maneira mais dinâmica”, explica a psicóloga do Curso Anglo.

Por fim, conforme a recomendação de Lorena, ao utilizar bem esse momento, os alunos conseguem recarregar as baterias sem perder totalmente o ritmo de aprendizagem. Quem já iniciou a maratona do vestibular, por exemplo, e está desfrutando das férias com o devido equilíbrio entre lazer, descanso e estudo, poderá ter mais confiança e segurança na hora de realizar as provas mais concorridas.

Sobre o Anglo – Com 75 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 900 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version