SEGS Portal Nacional

Educação

Como aproveitar as férias sem perder o ritmo dos estudos

  • Quarta, 16 Julho 2025 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Matheus Mazzo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pexels

Tempo livre no recesso é ideal para a revisão de conteúdos, mas o equilíbrio com descanso e bem-estar deve ser prioridade; especialista comenta sobre o tema

Com a chegada das férias, muitos estudantes que se preparam para o período de vestibulares se veem diante de um dilema comum: descansar ou seguir estudando? A preparação para as provas do segundo semestre exige disciplina e constância, mas é importante que o período de férias seja utilizado como um momento de “descanso ativo”, conciliando lazer e aprendizado de forma equilibrada.

O recesso do meio do ano funciona como um divisor entre o primeiro e o segundo semestre. É uma pausa importante, mas que não deve ser interpretada como um desligamento completo dos estudos. Para quem vai realizar provas e vestibulares no fim do ano, como o Enem, a Fuvest e o ITA, é fundamental manter uma rotina de revisão, especialmente dos conteúdos vistos nos primeiros meses.

“É uma oportunidade de tirar a ‘ferrugem’ de matérias que ficaram para trás e reforçar pontos em que o estudante sente mais dificuldade. Isso ajuda a manter a prática e o ritmo necessários para a reta final de preparação”, explica Márcio Guedes, coordenador pedagógico do Poliedro Curso.

O segundo semestre costuma ser mais desafiador em estudos e preparação, até por conta da proximidade das provas e dos exames. Aproveitar parte das férias para estudar pode fazer diferença no desempenho, e isso não significa que o estudante precise renunciar ao descanso e ao lazer. Atividades como ouvir música, assistir a filmes, passear com amigos ou simplesmente dormir bem fazem parte de uma preparação equilibrada e saudável. Isso ocorre porque, ao receber estímulos prazerosos, o cérebro ativa o sistema dopaminérgico, promovendo a liberação de dopamina — o chamado “hormônio da felicidade”. Essa substância, segundo uma pesquisa da Universidade de Genebra (UNIGE), pode desempenhar um papel importante no aprendizado, favorecendo a consolidação da memória e ajudando os estudantes a aprender melhor.

O estudante pode utilizar o tempo livre das férias para revisar provas anteriores, reforçar conteúdos e até realizar simulados de forma mais tranquila. Mas o mais importante é respeitar os próprios limites e manter o equilíbrio. O sono de qualidade, a saúde mental e os momentos de descontração são tão essenciais quanto o conteúdo estudado. “Nenhum estudante deve passar esse período mergulhado apenas nos livros. A palavra-chave é organizar o tempo, para que haja espaço para o estudo e para o descanso”, completa Márcio.

O período de férias pode ser muito valioso para reorganizar a rotina de estudos, avaliar o próprio desempenho no primeiro semestre e se preparar com mais segurança para os meses que antecedem as provas. “É também o momento de cuidar do emocional e da motivação. Quando o estudante volta das férias com energia renovada e com um plano de estudos bem estruturado, ele tende a encarar o segundo semestre com muito mais confiança”, finaliza o coordenador.

Sobre o Poliedro Curso

O Poliedro Curso, com unidades em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de turmas online para estudantes de todo o Brasil, oferece uma metodologia única, que envolve qualidade acadêmica diferenciada, acompanhamento individual e apoio ao aluno na gestão do tempo, dentro e fora de sala de aula, ajudando cada estudante em sua evolução para a conquista de algo maior para si e para o mundo.

A excelência da metodologia do Poliedro é comprovada pelas aprovações nos processos seletivos mais concorridos do país. Em 2025, nossos estudantes conquistaram, até agora, 1.530 aprovações em vestibulares de Medicina, com destaque para USP (157 aprovações), Unifesp (100 aprovações), Unicamp (88 aprovações), Unesp (103 aprovações), UFMG (64 aprovações e 1º lugar), UFRJ (21 aprovações e 1º lugar), Einstein (100 aprovações e 1º lugar) e Santa Casa (268 aprovações). Nos vestibulares militares de 2025, mantivemos o alto índice de aprovações no ITA (106 aprovados), no IME (207 aprovados) e na AFA (113 aprovados). No ITA, o Poliedro alcançou a incrível marca de 1.302 estudantes aprovados ao longo de sua história. Além disso, no Enem/SiSU 2025, os estudantes do Poliedro conquistaram 5.113 aprovações no 1º semestre em diversas carreiras. Para mais informações, acesse o site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 12, 2025 Educação

Do ensino médio à vida adulta: os desafios emocionais…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version