SEGS Portal Nacional

Educação

Ensino prático leva alunos do interior do PR ao pódio em olimpíadas escolares

  • Terça, 01 Julho 2025 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Central Press
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A participação nas olimpíadas e projetos científicos reafirma o compromisso do Colégio e da Academia Donaduzzi com uma educação de excelência - Créditos: Biopark/Divulgação

Mais de 400 estudantes do Colégio e da Academia Donaduzzi, sediados no Biopark, em Toledo (PR), participaram das principais olimpíadas escolares do país — com resultados que impressionam. Foram 433 inscritos e 50 alunos classificados para as próximas fases em competições de alto nível, que envolvem desde desafios de lógica e redação até a construção de foguetes e robôs.

Os resultados refletem o investimento contínuo da instituição em promover o conhecimento científico, fortalecer o protagonismo estudantil e oferecer uma educação conectada aos desafios do presente e do futuro. Na Olimpíada de Língua Portuguesa (OP), 97 alunos participaram e 16 avançaram para a segunda fase.

Já na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), que estimula o raciocínio lógico e revela jovens talentos, o colégio contou com 229 inscritos, dos quais 23 foram classificados para a etapa seguinte — uma taxa de 10%, o dobro da média nacional de classificação, que gira em torno de 5%.

Os temas relacionados ao universo também marcaram presença. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), 97 alunos participaram e sete foram selecionados para a próxima fase. Já na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), quatro estudantes aceitaram o desafio de construir e lançar foguetes criados por eles mesmos — entre eles, Iago dos Santos, do 9º ano Z, que conquistou vaga na prestigiada 77ª Jornada de Foguetes, um dos maiores eventos científicos estudantis do país.

Na área de robótica, alunos da Academia Donaduzzi — voltada ao contraturno escolar — marcaram presença na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Londrina. Seis jovens, com idades entre 12 e 14 anos, participaram da modalidade prática, enfrentando desafios de programação e engenharia.

Para o professor Lucas Silva, responsável pela orientação dos alunos na OBA e OBAFOG, os resultados são fruto de um trabalho pedagógico consistente, que aposta em metodologias ativas e no despertar do interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “A participação dos nossos alunos reforça o compromisso com uma educação científica de excelência. Essas olimpíadas despertam vocações, ampliam a visibilidade da escola e mostram que, quando o ensino se conecta aos interesses dos estudantes, o aprendizado se torna mais profundo e transformador”, afirma.

De acordo com o professor Gustavo Klein, supervisor da Academia Donaduzzi, a OBR proporciona uma experiência transformadora. “Eles crescem muito nas chamadas hard skills, como programação e mecânica e também nas soft skills, como resiliência, trabalho em equipe e criatividade. É um aprendizado divertido, desafiador e que amplia a autonomia dos alunos para encarar os desafios da vida real.”

A participação nas olimpíadas e projetos científicos reafirma o compromisso do Colégio e da Academia Donaduzzi com uma educação de excelência, que transcende os limites da sala de aula e prepara os estudantes para trilhar caminhos com mais autonomia, conhecimento e propósito.

Sobre o Biopark

O Biopark está localizado em Toledo, região Oeste do Paraná, em uma área de mais 5 milhões de m². Com o foco no desenvolvimento regional por meio da educação, da pesquisa e da geração de negócios, o Biopark já conta com mais de duas mil pessoas circulando diariamente em seu território. Atualmente, mais de 180 empresas já atuam no local, gerando empregos e progresso. Três instituições federais de ensino estão instaladas no Biopark, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 30 anos, o Biopark deve receber mais de 500 empresas, ofertar 30 mil postos de trabalho e ter população de 75 mil moradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version