SEGS Portal Nacional

Educação

Intercâmbio em alta: domínio do inglês impulsiona oportunidades no exterior

  • Quinta, 29 Mai 2025 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciano Mesadri
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Divulgação_Freepik

O mercado internacional de intercâmbio continua em expansão, com oportunidades para diferentes modalidades, como Au Pair, que permite trabalhar como babá e aprimorar o idioma. Especialistas reforçam a importância de ter um nível de inglês intermediário para viver experiências como essa.

Dominar um segundo idioma é fundamental para quem deseja aproveitar as oportunidades de intercâmbio - mercado que cresceu 15% em 2024, segundo a STB (Student Travel Bureau), consultoria especializada em educação no exterior. Diversas modalidades para viver uma experiência internacional estão em alta, como a High School para cursar o ensino médio no exterior e a Au Pair, que oferece a possibilidade de cuidar dos filhos de uma família anfitriã em troca de moradia, alimentação e remuneração semanal. Somente o programa de Au Pair, por exemplo, deve movimentar US$ 1,48 bilhão até 2031, conforme relatório recente da Verified Market Research.

Para aproveitar plenamente uma experiência de intercâmbio é preciso mais do que apenas vontade de viajar. É fundamental possuir, no mínimo, o nível intermediário de proficiência no idioma do país escolhido, especialmente o inglês, como destaca Edilene Bogo, diretora pedagógica da KNN Idiomas, uma das maiores redes de escolas de idiomas do Brasil, com mais de 200 mil alunos matriculados. Esse nível de fluência, segundo ela, é geralmente alcançado após cerca de dois anos de estudo.

“Para aproveitar melhor o intercâmbio, principalmente em modalidades com trabalho incluso, é essencial ter um nível intermediário de proficiência em inglês, equivalente ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR). Nesse estágio, o estudante compreende os principais pontos de discussões sobre temas familiares, como trabalho e lazer; consegue redigir textos simples sobre assuntos de interesse pessoal; e é capaz de descrever experiências, eventos e justificar brevemente suas opiniões. Esse nível geralmente é alcançado por alunos da KNN com cerca de dois anos de um curso de inglês”, destaca Edilene.

A ex-aluna da KNN Idiomas, Luiza dos Santos Campos, por exemplo, está na fase final de preparação para embarcar para o intercâmbio. Ela escolheu a modalidade Au Pair, na qual conseguiu unir o amor por crianças com o sonho de morar fora. “Sempre quis conhecer novas culturas, melhorar meu inglês e viver algo diferente. Cuidar de crianças é algo que eu amo, então o programa é perfeito para mim”, afirma.

Ela conta que o curso de inglês da KNN foi fundamental na preparação para o intercâmbio: “as aulas de inglês na KNN foram decisivas para mim. Sempre gostei da língua e sabia algo, mas foi lá que aprendi a me comunicar de verdade. O foco em conversação me ajudou muito nas entrevistas com as famílias anfitriãs do programa: consegui me expressar bem, entender tudo o que diziam e isso atraiu ótimas famílias para o meu perfil”.

Outro exemplo é Jessica Ferreira Lourenço, ex-professora da KNN Idiomas, que já está nos Estados Unidos atuando como Au Pair. Ela relata que o início da experiência foi desafiador. “Achei que estava preparada, mas logo vi que havia muito mais por trás da rotina. Tem sido uma jornada de adaptação e autoconhecimento”, explica. Para Jessica, dar aula em curso de inglês antes de viajar foi fundamental. “A KNN me ajudou a manter o foco nos estudos de idiomas e, ao mesmo tempo, me proporcionou a oportunidade de aplicar o que eu aprendia diariamente”.

Coragem na mala

Ambas destacam o impacto das diferenças culturais e da convivência com a família anfitriã. Jessica se surpreendeu com a diversidade da casa onde vive: “Não era apenas a cultura americana, minha família anfitriã tem uma bagagem multicultural, o que tornou tudo ainda mais rico”. Já Luiza conta que, após conversas com a sua futura família, também dos EUA, sente-se confiante para iniciar o intercâmbio. “Eles foram super receptivos e demonstraram interesse em me incluir de verdade na rotina. Estou animada com essa troca”.

Apesar dos desafios, como a adaptação à alimentação e ao estilo de vida, as duas jovens concordam que o esforço vale a pena. “Colocar a vida inteira em uma mala de 23kg e recomeçar exige coragem”, diz Jessica. Enquanto Luiza conclui com otimismo: “É muita coisa para organizar, mas com planejamento, tudo se encaixa. Estou pronta para viver essa experiência única”.

Sobre a KNN Idiomas

Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version