SEGS Portal Nacional

Educação

Ensino Bilíngue conquista espaço no Brasil e é responsável por mudanças significativas na primeira infância

  • Sexta, 16 Mai 2025 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Rampini
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Foto: Reprodução | Internet

Com a crescente valorização do inglês desde a primeira infância, escolas com propostas de imersão linguística ganham destaque e mostram como o bilinguismo pode transformar o desenvolvimento cognitivo das crianças

O Brasil está passando por uma revolução educacional e nunca se falou tanto em bilinguismo como agora. Com mais de 1.200 escolas bilíngues espalhadas pelo país e um crescimento de 64% na procura por esse modelo de ensino apenas em 2023, de acordo com dados do Ministério da Educação, a demanda por instituições que ofereçam uma formação internacional desde os primeiros anos de vida mostra que o país está se conectando cada vez mais ao mundo e reconhecendo os benefícios de uma infância vivida entre dois idiomas.

Hoje em dia, escolas que tem como proposta pedagógica estudos neurológicos e psicolinguísticos que demonstram que o cérebro infantil é extremamente receptivo à aquisição de uma segunda língua até os seis anos de idade, tem ganhado forças no Brasil. A principal procura para pais de crianças na primeira infância é de escolas que trabalhem com o conceito de imersão linguística, onde o inglês - ou a segunda língua, é parte natural do cotidiano das crianças.

“Nos primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em plena expansão. Estar exposta a dois idiomas nesse período não só amplia as conexões neurais, como também desenvolve habilidades cognitivas superiores, como flexibilidade mental, foco e criatividade”, afirma Sheila Bancovsky, psicóloga e sócia proprietária da Escola Koala.

As crianças aprendem inglês da mesma forma que aprendem sua língua materna: por meio da repetição, da escuta constante e da vivência de situações reais de comunicação. Atividades como projetos de arte, contação de histórias e rodas de conversa são realizadas integralmente em inglês, sempre respeitando o tempo e os interesses de cada aluno.

Além disso, ter como modelo pedagógico a imersão linguística é também uma oportunidade de ampliar a visão de mundo, estimular a empatia e promover o respeito às diferenças culturais. A neurociência já comprovou que crianças bilíngues apresentam maior capacidade de concentração, são mais habilidosas ao alternar entre tarefas e lidam melhor com informações conflitantes.

Um estudo da psicóloga Ellen Bialystok, da Universidade de Toronto, mostrou que bilíngues têm maior desenvolvimento no chamado “sistema executivo” do cérebro, responsável pelo controle de impulsos, planejamento e resolução de problemas.

O interesse crescente pelo ensino bilíngue também tem razões práticas. Pesquisas apontam que profissionais fluentes em inglês têm acesso a melhores oportunidades de carreira e salários até 50% maiores. Para os pais que pensam no futuro dos filhos, o inglês já não é mais um diferencial, mas é uma necessidade básica.

“Mais do que ensinar um idioma, nossa missão é formar crianças emocionalmente equilibradas, curiosas, abertas ao novo e capazes de se comunicar com o mundo. O bilinguismo é o caminho que escolhemos para isso e ele tem nos mostrado, ano após ano, que os resultados vão muito além da fluência. As crianças se tornam mais críticas, mais criativas e mais conscientes do seu papel no mundo”, complementa Sheila Bancovsky.

Sobre a Escola Koala

A Escola Koala é focada no ensino integral de crianças entre 4 meses e 6 anos com professores que facilitam a aprendizagem a partir das experiências individuais dos alunos. A escola respeita o ritmo e as particularidades de cada criança, promovendo atividades lúdicas e emocionais que incentivam a curiosidade, autoestima e empatia. O projeto de Língua Inglesa segue a metodologia You Bilíngue, com aulas diárias adaptadas para cada faixa etária. Com horários flexíveis, a escola atende às necessidades das famílias, garantindo um ambiente de aprendizado completo e respeitador.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version