SEGS Portal Nacional

Educação

IA no currículo escolar: EUA dão o passo e Brasil precisa reagir. Quando chegaremos lá?

  • Quinta, 15 Mai 2025 18:32
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rowena Romagnoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Fundação Abrinq

Enquanto países desenvolvidos avançam na educação tecnológica, a franquia brasileira SuperGeeks já foca no ensino de IA e programação para crianças e adolescentes

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que coloca a Inteligência Artificial (IA) no centro da estratégia educacional americana (do ensino médio à formação de professores), conforme divulgado pelo portal StartSe. A medida segue os passos da China, que foi a primeira a anunciar a inclusão da IA como disciplina obrigatória nas escolas, evidenciando uma corrida global pela liderança tecnológica. Enquanto outros países avançam na integração da IA ao currículo escolar obrigatório, o Brasil ainda engatinha nesse debate.

A recente decisão do governo americano reforça a tendência global de preparar desde cedo as novas gerações para os desafios e oportunidades da era digital, bem como adequação às novas necessidades do mercado de trabalho cada vez mais exigente. A IA está impactando setores como saúde, finanças, educação e indústria, gerando oportunidades de emprego em novas áreas, que antes não existiam.

Diante disso, formar jovens capazes de entender, desenvolver e aplicar tecnologias cada vez mais inovadoras passou a ser uma prioridade estratégica para economias desenvolvidas. No Brasil, ainda não há diretrizes que abrangem nacionalmente essa área, no entanto, o setor privado assume o protagonismo na formação tecnológica de crianças e adolescentes.

A SuperGeeks é a 1ª escola de programação e robótica do Brasil voltada para o público infantojuvenil. A rede de franquias oferece cursos que incluem inteligência artificial, lógica de programação, criação de jogos, desenvolvimento de aplicativos e pensamento computacional, sempre com uma abordagem lúdica e voltada para a prática.

“Apesar de privada, a SuperGeeks tem um papel importante na formação precoce de futuros profissionais da área de tecnologia, mais precisamente em IA. As oportunidades de emprego estão cada vez mais afuniladas, garantir a qualificação é um passo importante para que tenha um destaque”, explica Marco Giroto, fundador da SprintHub e SuperGeeks e especialista em IA.

A qualificação tecnológica desde a infância estimula o raciocínio lógico, a independência na resolução de problemas e a criatividade, habilidades consideradas essenciais para a nova geração. Além disso, esse tipo de formação reduz desigualdades ao democratizar o acesso ao conhecimento digital, preparando crianças e adolescentes para um mercado cada vez mais automatizado.

“A decisão dos EUA serve como alerta para que o Brasil invista com urgência na educação tecnológica, seja pública ou privada!”, complementa Marco. Embora o setor público ainda esteja distante de implementar mudanças estruturais, iniciativas como a da SuperGeeks mostram que é possível oferecer desde já um ensino conectado com o que o mundo espera das próximas gerações.

Sobre

A rede de franquias SuperGeeks nasceu com o objetivo de formar não somente consumidores, mas também criadores de tecnologia. Desde 2014, a marca assume uma posição importante ao preparar as novas gerações para os desafios e oportunidades do futuro tecnológico, dedicando-se a ensinar programação e robótica de maneira lúdica e criativa, atendendo a todas as faixas etárias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version