SEGS Portal Nacional

Educação

Escrita à mão está desaparecendo - e isso pode prejudicar os estudantes

  • Quarta, 14 Mai 2025 18:56
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaina Spyridion
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crianças escrevendo - Divulgação

Estudos indicam que a escrita à mão influência no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem; especialista alerta para os desafios da substituição completa pelo digital

A digitalização da educação tem transformado a forma como os estudantes aprendem e interagem com o conhecimento. No entanto, a substituição gradual da escrita manual pelo uso exclusivo de dispositivos eletrônicos levanta questionamentos sobre os impactos desse fenômeno no desenvolvimento cognitivo e na capacidade de aprendizado dos alunos.

Um estudo da Universidade de Stavanger, na Noruega, revelou que, após apenas um ano focando exclusivamente na escrita digital, 40% dos alunos perderam a fluência na caligrafia. Os jovens que participaram da pesquisa apresentaram uma escrita pouco legível, relataram desconforto físico ao escrever no papel e se cansam mais rapidamente. Além disso, embora a Geração Z demonstra maior habilidade de síntese em comparação com gerações anteriores, muitos enfrentam dificuldades para se expressar de forma clara e estruturada.

Luiz Felipe Araújo, diretor geral da Escola Vereda, destaca que a escrita manual vai além do simples registro de informações. “Estudos apontam que escrever à mão ativa áreas do cérebro ligadas à memória e ao processamento da linguagem, ajudando na compreensão e retenção do conteúdo. Ao perder esse contato, os estudantes podem ter mais dificuldade em organizar ideias e desenvolver o pensamento crítico”.

Com o avanço da digitalização, o desafio das escolas é encontrar um ponto de equilíbrio entre o uso da tecnologia e a preservação das habilidades manuais. A solução pode estar na adoção de um modelo híbrido, que valorize ambas as formas de escrita de acordo com o contexto e a necessidade do aluno. Na Escola Vereda, que adota uma abordagem inovadora no ensino integral, a escrita manual continua sendo valorizada, mesmo com a presença da tecnologia em sala de aula.

“A tecnologia deve ser uma aliada, não uma substituta completa. Buscamos um equilíbrio, utilizando ferramentas digitais para ampliar o aprendizado, mas sem deixar de lado o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas proporcionadas pela escrita manual”, explica Luiz. “Nosso objetivo é preparar os alunos para um mundo altamente digitalizado, mas sem abrir mão dos benefícios comprovados da escrita manual. O aprendizado eficaz passa por um equilíbrio entre essas duas realidades”, complementa.

Os desafios da substituição total da escrita manual

A neurociência tem demonstrado que escrever à mão estimula áreas do cérebro relacionadas à coordenação motora, memória e criatividade. Quando os estudantes escrevem no papel, eles tendem a processar a informação de maneira mais profunda, facilitando a compreensão e retenção do conteúdo. Por outro lado, a digitação, apesar de mais rápida, pode resultar em um aprendizado menos eficiente, uma vez que exige menos elaboração mental.

“O ato de escrever à mão nos obriga a refletir e sintetizar as informações de forma mais estruturada, o que é essencial para o aprendizado de longo prazo. Em contrapartida, a digitação tende a ser mais mecânica, e os alunos podem acabar apenas transcrevendo conteúdo sem necessariamente compreendê-lo”, conclui Luiz Felipe.

Sobre a Vereda

A Escola Vereda é uma instituição de ensino integral que se destaca por oferecer um pacote completo e acessível para alunos do ensino fundamental e médio. Com um investimento de pouco mais de mil reais por mês, os estudantes têm acesso a oito horas de convívio diário na escola, material didático de excelência, alimentação, cinco aulas de inglês por semana e curso de programação, sem cobranças extras ao longo do ano.

Sua metodologia incentiva os alunos a aplicarem o conhecimento em situações reais, promovendo o interesse pelo aprendizado e permitindo que os estudantes utilizem o conteúdo aprendido na escola ao longo de toda a sua vida. A instituição também prioriza a qualidade da alimentação dos estudantes, garantindo segurança alimentar e nutrição. Com uma proposta educacional completa e inovadora, a Escola Vereda se destaca como referência na formação de alunos, preparando-os para os desafios que enfrentarão ao longo de suas vidas. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jun 24, 2025 Educação

Estudantes com certificado IB podem ingressar em…

Jun 23, 2025 Educação

Profissões do futuro: 5 maneiras de preparar as…

Jun 18, 2025 Educação

Veja dicas do que não pode faltar na preparação para o…

Jun 17, 2025 Educação

Tudo o que você precisa saber sobre o visto americano…

Jun 16, 2025 Educação

Enem 2025: para levar 2 mil jovens para universidades…

Jun 13, 2025 Educação

Interesse pelo idioma japonês cresce no Brasil e…

Jun 12, 2025 Educação

6 Meses para o ENEM: como se preparar?

Jun 11, 2025 Educação

A formação de hábitos nutritivos na escola pode…

Jun 10, 2025 Educação

Fundação Bracell integra iniciativa nacional que propõe…

Jun 09, 2025 Educação

5 dicas de como utilizar materiais didáticos híbridos…

Jun 06, 2025 Educação

Educação ambiental é força motora para desenvolver…

Jun 05, 2025 Educação

Férias escolares: cinco dicas para planejar uma viagem…

Jun 04, 2025 Educação

Saiba como ensinar a educação financeira para crianças…

Jun 03, 2025 Educação

Proficiência em inglês: Governo do Reino Unido propõe…

Jun 02, 2025 Educação

Relação entre professor e aluno contribui para um…

Maio 30, 2025 Educação

Enem 2025: 7 dicas que aumentam suas chances de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version