SEGS Portal Nacional

Educação

4 técnicas que realmente funcionam para aprender e treinar inglês

  • Terça, 22 Abril 2025 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Bezerra
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Save Me Teacher, plataforma especializada em inglês para o trabalho, dá dicas práticas para incluir o idioma na rotina de forma leve e eficiente

Aprender inglês pode parecer difícil à primeira vista, mas, na verdade, é uma prática que exige consistência. Uma ótima maneira de manter o ritmo é criando uma rotina que estimule o seu lado criativo e transforme o aprendizado em um momento de qualidade. Como dominar um novo idioma leva tempo, o ideal é que esse processo seja agradável, produtivo e compatível com a sua rotina diária.

Aprender inglês pode ser mais leve e divertido do que parece, especialmente quando você encontra o método certo para o seu estilo de vida. Abaixo, a Save Me Teacher, plataforma especializada em cursos de inglês voltados para o ambiente profissional, apresenta quatro formas eficazes de treinar o idioma:

Shadowing: A técnica que vem viralizando no TikTok, tem ajudado as pessoas a praticarem o idioma. Consiste em você escolher uma série, filme ou algo que mais encaixa no seu gosto. Ao invés de acompanhar de forma passiva, o segredo, nesse caso, está em praticar o shadowing — que é, repetir em voz alta frase a frase o que os personagens dizem, imitando a pronúncia e a entonação. Para praticar você pode assistir a episódios de séries como Friends, The Office ou Brooklyn 99, começando de forma mais fácil, repetindo as palavras até criar uma familiaridade com a pronúncia e ir conseguindo entender como ela é aplicada nos contextos. Você pode com o tempo ir aumentando o nível de dificuldade, colocando as legendas em inglês ou removendo-as por completo.

Podcasts em inglês: Ouvir podcasts ajuda na compreensão auditiva e ainda te mantém informado sobre diversos assuntos, além de ser uma ótima ferramenta para estudar enquanto faz outras atividades. Existem opções com vocabulário mais simples, ritmo mais lento e temas voltados para o aprendizado. Para aqueles que procuram aprender inglês para melhores oportunidades no ambiente de trabalho é recomendado consumir conteúdos voltados a esse cenário. Uma dica é o recém-lançado podcast Slow Business English Podcast apresentado pela fundadora da Save Me Teacher, Carla D'Elia, disponível no Spotify. Com os episódios desse podcast, é possível praticar inglês para o trabalho toda semana com uma abordagem que combina Slow Listening e Business English.

Ferramentas de IA: Elas são uma aliada poderosa no aprendizado de idiomas. Ferramentas como o ChatGPT, Copilot e Gemini podem simular diálogos, corrigir frases, explicar regras gramaticais e até traduzir textos em tempo real. Você pode ativar o modo voz e praticar com conversas de diversos temas, pedindo correções para melhorar vocabulário e fluência. Também é possível pedir para simular entrevistas de emprego, diálogos de viagem ou até explicar expressões idiomáticas. Você pode praticar todo dia por 10 a 15 minutos, como se fosse uma conversa real.

Três palavras por semana: se você não tem muito tempo para manter uma rotina diária de estudos, ainda assim é possível aprender inglês de forma gradual e eficiente. Uma boa estratégia é escolher 3 palavras por semana que façam sentido dentro do contexto em que você acredita que mais usará o idioma, como entrevistas de emprego, reuniões de trabalho, viagens ou situações acadêmicas. Ao escolher essas palavras, siga este passo a passo: anote a palavra, escreva a tradução ao lado e crie ao menos uma frase com cada uma delas. Isso ajuda na memorização e na aplicação prática do vocabulário. Dessa forma, você otimiza o tempo de estudo e ainda foca em construir frases reais, conectadas com a sua rotina e seus objetivos. Pequenos passos, quando consistentes, fazem toda a diferença no aprendizado de um novo idioma.

“Não existe um único caminho certo para aprender inglês, o segredo está em encontrar as estratégias que mais combinam com o seu ritmo, seus interesses e seus objetivos. Seja com a ajuda da tecnologia, com momentos de lazer como séries e podcasts, ou com pequenas metas semanais, o importante é manter o aprendizado constante e conectado com a sua realidade. Com consistência e criatividade, o inglês deixa de ser uma barreira e passa a ser uma ponte para novas oportunidades”, complementa Carla D’Elia, especialista em Business English e fundadora da Save Me Teacher.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version