SEGS Portal Nacional

Educação

Educação Ambiental: O caminho para um futuro sustentável

  • Quinta, 13 Março 2025 18:30
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalie Campoy
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Materiais-Pedagogicos-PEA-2025

O Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo busca conscientizar estudantes no debate sobre mudanças climáticas com práticas de educação ambiental na gestão adequada de resíduos

Diante da crescente preocupação global com as mudanças climáticas, a educação ambiental se torna um pilar fundamental para impulsionar soluções sustentáveis. O Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo contribui para fortalecer a consciência ambiental de estudantes de todo o Brasil, abordando o desafio dos resíduos sólidos com base no conceito de "responsabilidade compartilhada".

O Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, foi instituído pela Lei nº 12.533/2011 com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas e a necessidade de mudanças atitudinais, além de incentivar práticas sustentáveis. A data reforça a urgência de ações para enfrentar os desafios ambientais e construir um planeta mais sustentável. Com a aproximação da COP30, que ocorrerá no Brasil em novembro, a importância de envolver as novas gerações nesse debate se torna ainda mais evidente e oportuna.

É nesse cenário que o PEA Campo Limpo se destaca, estimulando reflexões sobre os desafios ambientais globais e incentivando práticas como economia circular e gestão adequada de resíduos sólidos. Desde sua criação, o programa já impactou mais de 2,8 milhões de estudantes promovendo o consumo consciente e a gestão responsável de resíduos. Em 2024, 310 mil alunos, professores e gestores escolares participaram das atividades, reforçando a importância da educação ambiental como motor de mudanças positivas. Trata-se de um dos maiores programas de educação ambiental do Brasil.

De acordo com Fernanda Cardozo, coordenadora de educação do inpEV, o Programa de Educação Ambiental (PEA) Campo Limpo é uma iniciativa que busca contribuir para o fortalecimento da consciência ambiental de estudantes de todo o Brasil. “Abordamos o desafio dos resíduos sólidos a partir da noção de “responsabilidade compartilhada”. O programa é voltado a alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental e oferece uma abordagem lúdica, dinâmica e prática por meio da distribuição de kits pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esses kits incluem cadernos temáticos, jogos colaborativos e pôsteres, que tornam o aprendizado envolvente e acessível.”.

"O PEA Campo Limpo incentiva a realização de atividades práticas em comunidades e escolas, levando a mensagem de sustentabilidade para além dos muros escolares. O programa também é alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) trazendo atividades na perspectiva da inter e transdisciplinaridade, considerados princípios básicos da educação ambiental, segundo a PNEA.”, complementa a coordenadora.

Para a edição de 2025, o PEA Campo Limpo propõe uma nova jornada de aprendizado, incentivando os estudantes a explorarem os impactos das mudanças climáticas e o papel fundamental das ações locais na preservação do meio ambiente

“O PEA Campo Limpo alia conhecimento e ação, mostrando que cada iniciativa sustentável contribui para um impacto positivo no meio ambiente. Ao despertar a consciência ecológica desde cedo, ajudamos a formar uma geração mais comprometida com a construção de um futuro sustentável”, afirma Fernanda Cardozo.

As inscrições para o programa estarão abertas até 21 de março de 2025. Escolas interessadas devem entrar em contato com o gestor da unidade de recebimento do Sistema Campo Limpo mais próxima – responsável pela inscrição e coordenação local do programa. A relação completa das unidades está disponível em inpev.org.br.

Participar do PEA Campo Limpo é uma oportunidade para aliar teoria e prática, conectando os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a iniciativas concretas de educação ambiental. Ao engajar professores, estudantes e a comunidade, o programa estimula a reflexão sobre a sustentabilidade e incentiva ações responsáveis no dia a dia. Com a proximidade do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, essa é uma chance valiosa para as escolas ampliarem o debate e inspirarem mudanças reais em prol do meio ambiente.

Sistema Campo Limpo e inpEV

Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 411 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e TikTok.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version