SEGS Portal Nacional

Educação

Cinco dicas para iluminar o local de estudos e melhorar o rendimento

  • Sexta, 21 Fevereiro 2025 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vigia Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Projeto: Drusa Arquitetura e Design | Foto: Nipse

A iluminação escolhida na hora de estudar influencia o desempenho e a concentração

Com a volta às aulas, o preparo para recomeçar o ano letivo envolve sempre uma longa lista de livros e materiais escolares. Mas há outro item importante que deve ser revisado no início do ano: o local dedicado aos estudos em casa.

Além de ser um lugar limpo e organizado, é importante que o ambiente esteja iluminado da forma correta. Luzes inadequadas podem causar sonolência, cansaço ocular ou dor de cabeça.

A iluminação faz parte da ergonomia (que define regras para os locais de trabalho e estudos) e não à toa a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem indicações específicas para a incidência de luz nas escolas e bibliotecas, por exemplo. Confira cinco dicas da Blumenau Iluminação para manter a escrivaninha dos estudantes bem iluminada nesse início de ano escolar.

1. Dê preferência à luz natural

Essa é a opção mais saudável e confortável para os olhos. Procure posicionar a mesa de estudos perto de uma janela e opte por tons claros nas paredes e nos móveis, para refletir o máximo possível. A exposição à luz natural também está associada à regulação do ciclo de sono e vigília, o que consequentemente favorece o desempenho nos estudos.

2. Distribua os focos

Se precisar estudar com luz artificial, o ideal é combinar um foco direto e um indireto. Use a combinação de luz geral do ambiente (para evitar cansaço nos olhos) com outra direcionada na mesa (para mais precisão).

3. Posicione bem a luz de apoio

A iluminação de apoio deve vir de cima e estar ligeiramente à frente – as luminárias articuláveis ajudam nesse direcionamento. Se for destro, por exemplo, posicione a luz do lado esquerdo para evitar sombras na escrita. Para a luz de apoio, opte por lâmpadas LED, que não esquentam e consomem menos energia.

Uma opção de luz indireta, como a fita de LED nas paredes ou nas estantes, também é uma boa opção para reduzir sombras e tornar o ambiente mais confortável.

4. Escolha a luz branca neutra

De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), o ideal é escolher lâmpadas de luz neutra, com temperatura de cor entre 4000K e 5000K. A luz branca azulada, usada nos escritórios, pode causar desconforto visual se usada por muito tempo, enquanto a luz quente deve ser deixada para momentos de descompressão e relaxamento. Lâmpadas smart, por exemplo, têm a opção de ajuste de cor e intensidade para se adaptar aos diferentes momentos ao longo do dia.

5. Iluminação na medida

A ABNT define que um ambiente precisa ter uma quantidade mínima e máxima de iluminação para garantir conforto e concentração. Para uma sala de estudos, por exemplo, é indicado uma iluminação média de 500 lux. O número de lux indica quanta luz incide sobre uma superfície, expresso em lúmens por metro quadrado – portanto, 500 lux significa que a luz das lâmpadas deve somar 500 lúmens por metro quadrado.

Os lúmens são a unidade de medida do fluxo luminoso, que definem a quantidade de luz emitida por uma fonte luminosa, e estão indicados na embalagem dos produtos de LED. Para fazer essa conta, imagine que a sua sala de estudos mede 2 metros por 3 metros – são seis metros quadrados de área. Neste ambiente, o indicado seria usar lâmpadas que, no total, somem 3 mil lúmens (500 para cada metro quadrado).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version