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A importância da socialização e da generosidade na infância

  • Segunda, 10 Fevereiro 2025 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Christiane Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
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Foto divulgação./ Freepik

Especialista em educação conta que aprender a se relacionar e a cultivar a generosidade desde cedo faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças

A volta às aulas marca um período de novidades e descobertas para as crianças. Novos professores, desafios e, muitas vezes, novos colegas. Para algumas, essa transição é natural e empolgante. Para outras, pode ser um momento de insegurança e timidez. Independentemente do perfil, um aspecto fundamental para esse período de adaptação é a socialização.

Aprender a se relacionar desde cedo é essencial para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. A socialização vai além de fazer novos amigos, é um processo que envolve empatia, comunicação, trabalho em equipe e respeito às diferenças. Quando a criança aprende a compartilhar, a ouvir o outro e a construir laços saudáveis, ela desenvolve habilidades que serão valiosas por toda a vida.

A generosidade também desempenha um papel importante nesse processo. Pequenos gestos, como emprestar um lápis, dividir um lanche ou ajudar um colega com uma dúvida, ensinam sobre colaboração e fortalecem a autoestima. Uma criança generosa se torna um adulto mais solidário, preparado para viver em sociedade e contribuir positivamente para o mundo ao seu redor.

Segundo Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, estimular essas habilidades na infância ajuda a construir adultos mais confiantes e preparados para desafios: "A socialização é um processo de aprendizado contínuo. Quando a criança se sente segura e confiante, ela interage melhor, se expressa com mais naturalidade e aprende a lidar com diferentes situações de forma positiva”, conta.

A especialista conta que para ajudar os pequenos a se sentirem mais confortáveis e seguros nesse momento de adaptação, algumas estratégias podem ser aplicadas no dia a dia:

1. Incentivar conversas – Perguntar sobre o dia na escola, estimular a criança a falar sobre seus colegas e professores e demonstrar interesse por suas interações contribui para o desenvolvimento da comunicação e da confiança.

2. Estimular brincadeiras em grupo – Jogos e atividades coletivas são oportunidades valiosas para que as crianças desenvolvam habilidades sociais de forma natural e divertida.

3. Ser um exemplo – As crianças aprendem pelo exemplo. Demonstrar empatia e gentileza nas próprias interações ajuda a orientá-las para atitudes mais respeitosas e colaborativas no convívio social.

Além disso, um ambiente que estimula a autonomia e o desenvolvimento contínuo do aprendizado contribui para a confiança das crianças em suas interações sociais. No Kumon, os alunos aprendem no próprio ritmo e conquistam uma base sólida de conhecimento, o que fortalece sua autoconfiança e os incentiva a se expressar com mais segurança. Quando uma criança se sente confiante, ela tem mais facilidade para interagir, trocar experiências e crescer junto com os colegas.

“A volta às aulas é um excelente momento para incentivar os pequenos a serem generosos, a se comunicarem e a se abrirem para novas amizades. Construir laços, aprender com as diferenças e desenvolver empatia são aprendizados que, assim como o conhecimento, nos acompanham para a vida inteira”, finaliza Mariana.

O método Kumon desenvolve habilidades essenciais que beneficiam tanto a rotina escolar quanto a vida pessoal. Com um material exclusivo e gradativo, os alunos progridem de forma independente, aprendendo a resolver novos exercícios por meio de exemplos claros que os ajudam a compreender o conteúdo sozinhos.

Além de estimular a autonomia, o método também fortalece a concentração, a capacidade de síntese, o raciocínio lógico, o hábito de estudo, a responsabilidade, a independência e a autoconfiança, preparando o aluno para enfrentar desafios acadêmicos e pessoais com segurança.

Sobre o Kumon

Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em mais de 60 países e reúne mais de 3,5 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.500 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 175 mil alunos, de aproximadamente 200 mil estudantes na América do Sul.


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