SEGS Portal Nacional

Educação

Volta às aulas: como garantir um ambiente acolhedor e protetivo após as férias escolares

  • Quinta, 30 Janeiro 2025 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Britto
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Créditos Freepik

A colaboração entre educadores e especialistas é fundamental para prevenir e evitar acidentes com estudantes, permitindo um retorno tranquilo a todos

Com a proximidade da volta às aulas em Brasília, uma das principais preocupações dos pais e responsáveis é de que as crianças e adolescentes tenham acesso a espaços seguros. O cenário é desafiador: ameaças, trotes, bullying, assédio, importunação sexual, furtos, roubos e vandalismo estão entre as principais causas atuais de violência escolar. Para se ter ideia, em 2023, houve aumento de 143,5% de casos registrados de violência escolar em relação ao ano anterior. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

Diante deste contexto, dados do Instituto DataSenado revelam que 6,7 milhões de estudantes brasileiros sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses no ambiente escolar – o aumento das denúncias foi de 18,35% no último ano. Entretanto, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação revela que apenas 49% das escolas brasileiras possuíam segurança eletrônica em 2023.

E é neste cenário que adotar medidas de segurança tem sido cada vez mais importante para proporcionar espaços de aprendizagem seguros, acolhedores e saudáveis aos estudantes. A segurança eletrônica oferece prevenção e proteção, permitindo uma resposta célere e eficaz em situações críticas. A tecnologia de ponta em vigilância, o controle de acesso e os sistemas de comunicação emergencial são essenciais para prevenir tanto incidentes quanto acidentes, facilitar a identificação de ameaças e assegurar atuação imediata em caso de emergências.

Isso também se reflete em um ambiente que seja integrado e adaptável às necessidades atuais das instituições de ensino. "Os investimentos em segurança devem ser encarados como fundamentais, nunca como uma opção. Além disso, não basta apenas ter sistemas de vigilância e controles de acesso. É preciso desenvolver uma estratégia de segurança que antecipe os riscos", explica Gustavo Negreiros, especialista da Brasfort.

Ainda de acordo com Negreiros, a integração de soluções de segurança eletrônica no planejamento estratégico das escolas é imprescindível. Também é necessário adaptar-se e atender às necessidades específicas de cada uma, incluindo a implementação de sistemas de segurança eletrônica avançados, como vigilância por câmeras e controle de acesso. "Nossa abordagem vai além da instalação de equipamentos, pois buscamos garantir proteção proativa e personalizada para cada instituição", complementa.

Trabalho coletivo

O fortalecimento da segurança nas instituições de ensino requer ainda um compromisso que abrange não apenas educadores e especialistas em segurança, mas também autoridades públicas e a comunidade em geral. Implementar sistemas de segurança eletrônica é importante, entretanto, a medida deve estar atrelada a uma abordagem holística, que inclua treinamento de pessoal, exercícios de simulação de emergência e a promoção de uma cultura de vigilância.

Por fim, a transformação dos ambientes educacionais em espaços mais seguros e equipados com tecnologia moderna depende de uma colaboração efetiva entre os diversos atores sociais para que sejam promovidas a conscientização, a educação e a adaptação. Por meio do auxílio de especialistas e adotando-se uma estratégica adequada, é possível ultrapassar obstáculos, rumo a um futuro em que a segurança se torne inerente às instituições de ensino.

"Controlamos o acesso e utilizamos tecnologia de comunicação avançada, assegurando respostas rápidas a qualquer incidente. Personalizamos nossas soluções, sempre nos adequando às necessidades específicas de cada escola", conclui o especialista da Brasfort, Gustavo Negreiros.

Confira algumas das principais dicas de segurança:

Controle de acesso: Implementar sistemas de controle de acesso para gerenciar quem entra e sai das instalações escolares. Isso pode incluir cartões de acesso, identificação por biometria, facial e portões eletrônicos.

Monitoramento por vídeo: O uso de câmeras de segurança permite o monitoramento constante das áreas internas e externas das escolas, aumentando a segurança e ajudando na resolução de incidentes.

Comunicação eficaz: Sistemas de comunicação interna e externa devem ser estabelecidos para garantir que informações críticas possam ser compartilhadas rapidamente em casos de emergência.

Treinamentos e simulações: Preparar alunos e funcionários para responder adequadamente em situações de emergência é fundamental. Exemplos: treinamentos sobre procedimentos de evacuação e demais simulações.

Saiba mais sobre a Brasfort:

A Brasfort é uma empresa especializada em soluções 360º e integradas de vigilância, segurança eletrônica, limpeza, conservação e manutenção. Foi fundada em 1987, em Brasília, e conta com uma cartela extensa de clientes, seja na iniciativa pública ou privada. Emprega mais de 6 mil funcionários no Distrito Federal e outras Unidades da Federação, além de ser pioneira em seu segmento, ao implementar em 2014, um programa de política de integridade, que estabelece princípios, diretrizes e funções de compliance em todos os níveis. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version