SEGS Portal Nacional

Educação

Recuperação da aprendizagem, um processo individual e coletivo

  • Sexta, 13 Dezembro 2024 18:28
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Mesquita
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Imagem de estefania17 por Pixabay

Débora Caldeira Camargos Dourado é coordenadora do ensino fundamental anos finais de 1º ao 5º ano do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

Já é sabido que as pessoas aprendem de forma e em tempo diferente umas das outras, ainda que o processo de ensino ocorra, em boa parte das escolas, de forma coletiva e linear. Ao longo do ano letivo, na medida em que os conteúdos são ensinados, observa-se que os estudantes não apresentam o mesmo domínio das habilidades requeridas. Ao identificar tal situação, cabe ao professor promover no decorrer das aulas subsequentes a retomada dos conteúdos de modo que o estudante que ainda não havia compreendido tenha condições de assimilar a aprendizagem.

A estratégia de retomada, na maior parte das vezes, requer estratégias e métodos diferenciados dos já aplicados. Considerando essa situação, diversas escolas acreditam que a recuperação processual ou a recuperação paralela podem ser aliadas do processo de aprendizagem, isto significa dizer que ou após a aplicação de um instrumento avaliativo ou de uma etapa avaliativa que compreenda a aplicação de mais de um instrumento, ela oferta o período de recuperação. Entretanto, há escolas que ofertam só a recuperação final que ocorre após o final do ano letivo.

Mais do que discutir a periodicidade da recuperação, as escolas devem ter clareza de que para além da obrigação legal de ofertá-la, o compromisso com a aprendizagem deve ser uma premissa, portanto, deve-se ensinar de modo que os estudantes possam, efetivamente aprender, evitando assim as lacunas de aprendizagem e/ou a ausência de pré-requisitos, e a reprovação.

Por outro lado, as famílias precisam compreender que o processo de aprendizagem perpassa a assimilação de hábitos importantes, tais como a frequência à escola, a pontualidade, a realização das tarefas de casa, a leitura contínua de gêneros diversos, a construção de capital sociocultural que contribua com a ampliação do vocabulário, da leitura de mundo, o respeito à diversidade cultural, e isto se faz quando incentivamos as visitas a museus, a teatros, atividades que permitam o contato com a natureza e que suscitam a curiosidade, a participação em atividades domiciliares que permitam a solução de problemas reais.

É fato que tanto as lacunas de aprendizagens quanto a reprovação impactam nas vidas dos estudantes, das famílias e no trabalho das escolas. Por isso, escolas e famílias devem acompanhar, dialogar e intervir sempre que necessário durante o processo de ensino, em busca da adequação de práticas que colaborem para a real aprendizagem. A boa interação e diálogo da família com a escola possibilita a identificação da(s) dificuldade(s), a tomada de decisão e de ações pontuais com vistas à correção da rota, evitando que o problema aumente.

Por mais absurdo que pareça, ainda há pessoas que só vão se preocupar com a aprendizagem no final do ano letivo, ocasião em que muitas das dificuldades podem ter cristalizado, avolumado e atingido inclusive a autoestima e desejo do estudante de reverter a situação. Portanto, é imprescindível que o acompanhamento da aprendizagem da criança e do adolescente ocorra de forma contínua e com o envolvimento de todos os sujeitos envolvidos: estudante, família e escola.

*O conteúdo do artigo assinado não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version