SEGS Portal Nacional

Educação

Estudante da ETT desenvolve aplicativo para inclusão de pessoas com autismo

  • Quinta, 25 Julho 2024 18:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lindner
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Imagem: Divulgação

Segundo lugar no Hackathon do Autismo, equipe de Thiago Eggert mostrou como a tecnologia pode ser usada na área da saúde; Brasil lidera o mercado de healthtechs na América Latina

O Brasil tem mais de 1,2 mil empresas de tecnologia focadas em saúde e até novembro do ano passado, o volume de investimentos no setor ultrapassava US$ 131 milhões. Os dados da plataforma Distrito mostram que as healthtechs brasileiras seguem o ritmo de crescimento do mercado global de saúde digital.

De olho nessa tendência, a Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc – incentiva seus estudantes a participarem de eventos da área, como o 1º Hackathon do Autismo realizado em Joinville. A competição reuniu jovens catarinenses dispostos a inovarem e desenvolveram soluções em prol da saúde e do bem-estar de familiares, amigos e cuidadores de pessoas autistas.

O programador Thiago Gervasi Eggert, estudante do curso técnico em Informática da ETT, foi um deles. O AutisTale, projeto desenvolvido por sua equipe, ficou em segundo lugar entre 11 grupos participantes. “Com certeza a tecnologia é uma imensa aliada da saúde”, diz o jovem.

Ferramenta de inclusão e compreensão

O AutisTale é um aplicativo que facilita a compreensão de comportamentos não verbais. O objetivo é melhorar a comunicação e a qualidade de vida de pessoas autistas e de quem convive com elas.

“Nossa plataforma atua como facilitadora do acesso ao conhecimento, disponibilizando de forma fácil e gratuita para a comunidade (principalmente pais e cuidadores) diversas instruções e estratégias para o entendimento dos comportamentos não verbais das pessoas autistas”, explica Thiago.

As informações usadas no app, continua o programador, são obtidas junto a profissionais e clínicas especializadas. “Através de uma interface intuitiva e recursos informativos, o aplicativo se transforma em uma ferramenta indispensável de compreensão e inclusão.”

O estudante lembra que grande parte da comunicação humana não é verbal e em pessoas com transtorno do espectro autista isso é bem mais acentuado. “Você já imaginou não entender seu próprio filho? Foi a partir dessa reflexão que criamos o app.”

Tecnologia e inovação

Durante o 1º Hackathon do Autismo promovido pelo Espaço Júnior/Centro Especializado em Autismo, os grupos foram incentivados a elaborar projetos envolvendo tecnologia e inovação para a melhoria da vida de pessoas com autismo, seus familiares, cuidadores e toda a comunidade.

O incentivo à participação dos estudantes da ETT veio do professor da área de Tecnologia da Informação, Marcelo Petri, bacharel em Sistemas da Informação e mestre em Computação Aplicada e Internet das Coisas.

“Os alunos foram convidados a compor as equipes do hackathon e puderam apresentar a ideia durante um pitch, mostrando que é possível usar novas tecnologias e serviços digitais de saúde em prol da comunidade”, comenta o professor da ETT.

Saúde na palma da mão

A tecnologia vem transformando a forma como as pessoas se relacionam, trabalham, estudam, namoram e cuidam da saúde.

Na palma da mão já é possível encontrar recursos para cuidar da saúde física e mental, aprimorar a qualidade alimentar, incentivar novos hábitos, agendar e realizar consultas médicas, acessar resultados de exames, obter prescrições médicas digitais e monitorar, por meio de dispositivos inteligentes, a pressão arterial, a glicemia, os batimentos cardíacos etc.

Os aplicativos de saúde ganharam ainda mais relevância durante a pandemia e a fase de isolamento social, o que gerou um boom no mercado de healthtechs. Segundo estimativas de mercado, entre 2022 e 2030 a taxa de crescimento anual desse segmento deve ficar em 18,8%.

Entre os países da América Latina, o Brasil soma 61,7% de todas as startups do setor de saúde. Por aqui, as healthtechs estão entre as três verticais de startups que mais cresceram nos últimos anos.

SOBRE A ETT

Fundada em 9 de março de 1959, a Escola Técnica Tupy se dedica a formar e a transformar pessoas, desenvolver talentos e competências, preparar profissionais para as inovações do mercado e potencializar carreiras.

Instalada em Joinville (SC), faz parte da UniSociesc – instituição de ensino superior que integra a Ânima Educação, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país – e oferece aos alunos a infraestrutura do melhor centro universitário do Brasil.

Com certificações reconhecidas pelo mercado de trabalho, a ETT mantém parcerias com empresas locais para aumentar as oportunidades de estágio. No portfólio de cursos, oferta opções em diferentes áreas do conhecimento.

Considerada uma referência no ensino técnico nacional, a Escola Técnica Tupy tem estrutura moderna e bem equipada para práticas laboratoriais, ambientes maker inovadores e processos educacionais que unem teoria e prática, estimulando o exercício da liderança e o desenvolvimento de habilidades técnicas e de soft skills necessárias ao excelente desempenho profissional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version