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Como estudar exatas no Enem? Especialistas de cada uma das áreas do conhecimento dão dicas aos estudantes

Como estudar exatas no Enem? Especialistas de cada uma das áreas do conhecimento dão dicas aos estudantes

Faltando apenas um mês para a prova, considerada a mais importante do calendário educacional do país, especialistas em Matemática, Química e Física do Sistema pH de Ensino explicam quais são os assuntos mais cobrados e dão orientações gerais

No calendário do Enem, as provas com questões sobre as matérias de Matemática, de Química e de Física serão realizadas no dia 12/11 (domingo), segunda etapa do exame. As disciplinas serão divididas em dois cadernos, sendo um específico para Matemática e suas Tecnologias e o outro com questões sobre Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que englobam Química e Física, além de conter questões sobre Biologia.

Para mais informações como o cronograma para as divulgações do gabarito e de resultados na avaliação, o participante pode acessar a página do participante ou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio.

A área de exatas normalmente causa um certo receio entre os estudantes. Para minimizar essa sensação, especialistas do Sistema de Ensino pH reuniram algumas dicas para a reta final. Confira!

MATEMÁTICA

Jessica Rama, autora de Matemática do Sistema pH de Ensino, expõe que os assuntos “queridinhos” do Enem e mais cobrados na área de Matemática e suas tecnologias são: proporcionalidade entre grandezas, aritmética básica, estatística, interpretação gráfica e funções.

Pensando na resolução da prova, ela acredita que a preocupação com o tempo utilizado para resolver uma questão é importante para que o vestibulando possa se organizar, mas não é algo que deva ser um impeditivo: “Em geral, temos uma média de tempo por questão, o que significa que algumas serão resolvidas de modo rápido e outras nem tanto”, argumenta.

Quanto a estratégias mais pontuais durante os dias de prova, a autora acredita que o uso de macetes e simplificações durante as resoluções fazem com que o aluno otimize o tempo de resolução das questões, porém é necessário ter segurança para realizá-las, o que é adquirido com a prática de questões anteriores.

QUÍMICA

Em relação à matéria de Química, ela está inserida no Enem dentro da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para Francisco Neto, autor de Química do Sistema pH de Ensino, os assuntos mais recorrentes na prova que merecem ser citados são: separação de misturas, radioatividade, estequiometria, reações orgânicas e eletroquímica. Também é preciso estar atento para tópicos como soluções, isomeria, termoquímica e propriedades dos compostos orgânicos.

Além disso, Francisco conta que no exame são cobradas algumas questões menos específicas, mas que ainda estão englobadas na área do conhecimento: “Sobre temas mais abrangentes que envolvem o conhecimento químico, ainda é possível destacar o tratamento de água e as diferentes formas de poluição ambiental”, explica.

Ele também afirmou que conhecer o estilo da prova que será feita é fundamental para um bom desempenho, pois muitos vestibulandos dominam o conteúdo cobrado, mas ainda apresentam dificuldades quanto ao formato do exame. “Para que esse problema não surja, é essencial treinar ou simular a partir de provas anteriores”, conclui o autor.

FÍSICA

De acordo com Felipe Amaral, autor de Física do Sistema pH de Ensino, os vestibulandos devem ter atenção às questões de Eletrodinâmica, com ênfase na parte introdutória e em circuitos, de fenômenos ondulatórios e de Calorimetria, uma subdivisão dentro da área de Termologia.

Ele acredita ainda que as ciências exatas possuem um conteúdo e uma prova que as tornam um desafio e, por isso, aprendê-las conectadas a exemplos cotidianos facilita muito o aprendizado e é de extrema relevância. “Trabalhar as contextualizações nas quais os conceitos podem ser aplicados facilita a compreensão e ajuda o aluno a ver a relevância de o que está sendo ensinado”, reitera.

Por fim, ele afirma que em provas que possuem a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como o Enem, o ideal é dar um enfoque maior aos assuntos que caem mais frequentemente nas provas e aos de menor dificuldade, uma vez que errar as questões fáceis dificulta a conquista de uma nota mais alta em avaliações que tenham este formato.

Sobre o Sistema de Ensino pH – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro. Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular. O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.


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