SEGS Portal Nacional

Educação

No Dia Mundial da Alfabetização, uma reflexão para pais e educadores

  • Quarta, 06 Setembro 2023 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jimena Carro
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Dia da Alfabetização Mundial - Pixabay

Celebrada em 08 de setembro, a data foi criada para provocar uma reflexão sobre a importância da alfabetização e também para lembrar cada criança tem seu tempo e ritmo de aprendizado

* por Helen Mavichian, psicoterapeuta infantojuvenil

No dia 08 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização. A data foi instituída com o objetivo de que questões ligadas à alfabetização sejam discutidas no mundo todo, promovendo uma ampla reflexão e debate sobre a importância da alfabetização, além de destacar como esse conhecimento é crucial na vida de todo ser humano.

Por alfabetização entende-se a capacidade de ler, escrever, compreender e utilizar as informações escritas. Envolve não apenas decodificar palavras e frases, mas também ter clareza do seu significado, contexto e aplicação. É um processo fundamental e indispensável para o desenvolvimento acadêmico e comunicação de todo ser humano.

Por ser um aprendizado vivenciado geralmente na infância, uma fase importante de desenvolvimento físico e emocional, a alfabetização precisa acontecer de forma leve e respeitosa, compreendendo a fase da vida de cada indivíduo, por meio de métodos de ensino coerentes com cada realidade e contexto. Além disso, você já parou para pensar que não se deve comparar crianças durante esse processo? Elas estão num processo cognitivo de construção de conhecimentos e de apropriação da base alfabética, que envolve a elaboração e a superação qualitativa. Por isso, requer que o tempo e o ritmo de cada criança seja respeitado, com base nas mediações e nas vivências e experiências oferecidas.

A participação dos pais é fundamental nesse período para reforçar e valorizar as tentativas de escrita e de leitura da criança, analisar os progressos obtidos e valorizar cada conquista e progresso. Um aspecto muito relevante durante o aprendizado é a insegurança, porque ela pode interferir de forma significativa no processo de aprendizagem, especialmente na fase da alfabetização. A expectativa e cobrança excessiva dos adultos sobre seus filhos acabam impactando no desenvolvimento da criança. Dessa forma, o alinhamento das ações entre a equipe escolar e a família é muito importante. Cabe destacar que a alfabetização é um processo gradativo, que deve ocorrer de maneira assertiva propondo ações estratégicas, lúdicas e individualizadas.

No consultório, principalmente quando se trata de um processo de avaliação neuropsicológica em que as funções cognitivas são avaliadas , podemos perceber o processo gradual no qual algumas crianças estão passando no período de alfabetização, as fases, os desafios e dificuldades que apresentam. É possível também perceber como os pais e educadores possuem grande influência nessa evolução de conhecimentos e como as atitudes deles interferem de forma significativa na vida das crianças.

O Dia Mundial da Alfabetização é uma excelente oportunidade para discutir estratégias que ajudem as crianças a desenvolverem suas habilidades de leitura e escrita. Cada criança tem suas próprias necessidades, então é fundamental oferecer suporte personalizado para garantir o sucesso na alfabetização. Identificar precocemente dificuldades que podem ser sinalizadas através de problemas em reconhecer e associar letras, entender a combinação de palavras e sons gerados por elas, ler lentamente e de forma hesitante, não compreender o que foi lido, dificuldade em soletrar palavras e até mesmo tentativas de evitar leitura e escrita por insegurança. Tudo isso, pode ser uma maneira importante de garantir que as crianças tenham acesso a uma educação e processo de alfabetização de qualidade.

Sobre Helen Mavichian

Helen Mavichian é psicoterapeuta especializada em crianças e adolescentes e Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É graduada em Psicologia, com especialização em Psicopedagogia. Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em neuropsicologia e avaliação de leitura e escrita.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version