SEGS Portal Nacional

Educação

Enem 2023: conheça um dos temas mais cotados para a prova de redação deste ano

  • Terça, 20 Junho 2023 18:55
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O prazo de inscrições para o Enem acabou e agora é hora de pegar firme nos estudos: conheça um dos temas mais cotados para a prova de redação deste ano

Em 4 passos, os candidatos podem conhecer mais sobre a pauta da depressão e se munir de argumentos para fazer uma redação de nota alta no Enem

Considerada como o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde - OMS e como a "segunda pandemia" pelo Conselho Federal de Enfermagem - Cofen, a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta cerca de 15% dos brasileiros e está entre os assuntos mais debatidos e pesquisados no Brasil, atualmente, somando mais de 1.500 buscas por dia no Google, segundo o relatório do Google Trends.

Sua alta incidência e a preocupação de milhares de pessoas em torno da doença fazem com que ela seja cotada como um dos principais temas para pautar a redação do ENEM de 2023, Exame Nacional do Ensino Médio que encerrou o período de inscrições para o processo seletivo deste ano na última sexta-feira, 16 de junho. Atenta a essa possibilidade, a Refuturiza, plataforma pioneira em empregabilidade e educação, reuniu alguns argumentos que podem ajudar os candidatos a fazer uma redação com boas chances de ser bem avaliada, confira:

O que é depressão?

De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, "a depressão é o último estágio da dor humana", mas ela não se resume apenas à tristeza. Como seres humanos, temos a capacidade e a necessidade de vivenciar uma variedade de emoções. No entanto, na era das redes sociais, muitas vezes sentimos a pressão de estar constantemente felizes, não apenas em uma alegria perene, mas sim uma satisfação constante e bem-estar em relação à vida, mesmo diante dos problemas e tristezas que naturalmente enfrentamos.

Algumas pessoas, porém, não conseguem alcançar essa satisfação. Elas experimentam uma tristeza profunda e constante, que não desaparece em nenhuma circunstância. A vida perde o sentido e é difícil manter uma rotina regular.

Segundo a OMS, nunca antes na história da humanidade houve tantos casos de depressão como atualmente. Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com esse transtorno, o que representa um aumento de 25% em relação ao período pré-pandemia.

O que causa a depressão?

Como aponta o Dr. Dráuzio Varella em seu portal de artigos médicos, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que, por ser de ordem mental, dificulta o diagnóstico e até mesmo a credibilidade do paciente. Dessa forma, não há uma resposta única sobre o que causa o transtorno depressivo, porque ele é resultado de uma série de fatores, internos e externos, que dizem respeito tanto aos aspectos sociais, quanto psicológicos e biológicos.

A pessoa com depressão tem uma alteração química em seu cérebro que atinge, principalmente, os neurotransmissores. Os cientistas apontam a existência de fatores genéticos para suscitar esse quadro, mas ele também pode ser resultado de um evento traumático profundo que tenha acontecido na vida da pessoa.

Como a depressão se manifesta?

O principal sintoma da depressão é a tristeza profunda e a sensação de falta de propósito. No entanto, existem outros sinais que podem indicar a presença desse transtorno, tais como:

- Irritabilidade;
- Fadiga constante;
- Mudanças no peso corporal sem motivo aparente;
- Distúrbios do sono, incluindo dificuldade para dormir ou sonolência excessiva;
- Desesperança, luto ou pessimismo;
- Baixa autoestima;
- Sentimento excessivo de culpa;
- Lentidão na fala ou nos movimentos;
- Dores de cabeça, musculares e problemas digestivos sem causa aparente, entre outros.

A depressão tem tratamento?

Apesar dos médicos não apontarem uma cura definitiva, já que a doença é um quadro crônico, é possível tratar a depressão e, em médio prazo, ter uma relação mais harmônica com ela.

Para isso, em primeiro lugar, é fundamental buscar apoio médico para um diagnóstico preciso e acompanhamento. Além do uso de medicações (que podem vir a ser retiradas em algum momento do tratamento), é necessário investir em outras práticas, como:

Acompanhamento psicológico (terapia);

Alimentação balanceada;

Prática de atividades físicas;

Meditação;

Relaxamento e regulação do sono;

Mudança de hábitos, o que inclui a busca por atividades sociais (encontro com amigos e familiares) e ao ar livre e exclusão de conteúdos que funcionem como gatilho (notícias de jornal, discussões políticas, séries e filmes de temática triste ou violenta são alguns exemplos).

A depressão pode ser um diagnóstico difícil, mas pior é viver com a doença. Quanto antes começar o tratamento, mais rápido se alcança novamente o bem-estar.

Para ficar por dentro de outras dicas para a redação do Enem de 2023, acesse: https://www.refuturiza.com.br/cursos-online-ead-com-certificado/preparatorios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version