SEGS Portal Nacional

Educação

Estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte participam do Dia Mundial do Scratch 2023

  • Sexta, 12 Mai 2023 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  André Stehling
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Divulgação_Avec

A partir de oficinas com a ferramenta de programação, os alunos são incentivados a imaginar e criar ideias e projetos

Estudantes de escolas públicas de Belo Horizonte participam do Dia Mundial do Scratch neste sábado, dia 13 de maio. A partir do contato com a ferramenta de programação, os participantes serão incentivados a criar animações, jogos e narrativas interativas, desenvolvendo habilidades, resolvendo problemas e expressando sentimentos por meio da programação em blocos.

Anualmente, as pessoas da comunidade criativa do Scratch organizam eventos em escolas, espaços não formais de ensino ou qualquer outro ambiente para apoiar e incentivar a comunidade da aprendizagem criativa, além de promover oportunidades de trocas de conhecimento e compartilhamentos de projetos. Nesse sentido, a Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura (Avec), que faz parte da Scratch Education Collaborative (SEC), rede global das organizações que utilizam a ferramenta, vai promover um encontro especial para o Dia do Scratch neste sábado.

Os participantes dos projetos Garotas Applicadas e Liga da Robótica, que são desenvolvidos pela Avec, terão as mais diversas experiências com a ferramenta, sendo incentivados a imaginar e criar ideias e projetos a partir das atividades propostas, celebrando a ferramenta Scratch. Entre as dinâmicas, uma oficina de Stop Motion, para produzir e fotografar uma história relacionada a algum esporte com massinha de modelar, e uma competição de sumô entre robôs, na qual os participantes serão desafiados a projetar e construir com peças Lego um robô que tenha a melhor estratégia e desempenho para vencer o duelo.

O encontro contará com a presença da Trincabotz, equipe de robótica aplicada à competição do CEFET-MG, que fará uma apresentação dos robôs de competição que eles desenvolvem e programam, e dos alunos de uma escola pública de Ribeirão das Neves, que irão com um professor de Educação Física para expor e propor um jogo desenvolvido por eles. Além disso, as participantes do Garotas Applicadas terão um momento de roda de conversa com mulheres pretas que estão no mercado de trabalho da tecnologia, proporcionando uma reflexão sobre a participação das mulheres nas áreas de ciências e tecnologia e uma troca de experiências.

De acordo com a presidente da Avec, Carmelita Vidigal, ‘’além de ser uma data que incentiva, valoriza e reforça a atuação da comunidade do Scratch, vai ser mais uma oportunidade de os participantes do Garotas Applicadas e da Liga da Robótica criarem soluções para problemas e testarem as habilidades desenvolvidas nos respectivos projetos, além de escutarem experiências e aprendizados de especialistas da área de tecnologia’’.

Com a parceria do Centro Universitário UNA, parceiro da Avec desde o ano passado, serão disponibilizados laboratórios de informática e espaços físicos do campus Aimorés da universidade para a execução das atividades no Dia do Scratch.

Sobre a AVEC:

A AVEC – Associação Efigênia Vidigal de Educação e Cultura é uma Organização da Sociedade Civil, fundada em outubro de 2001, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Sua finalidade social é desenvolver o indivíduo e sua qualidade de vida por meio de ações sociais e projetos inovadores de educação e cultura que ofereçam oportunidades de inclusão justa e igualitária na sociedade. Pela relevância de sua atuação social, recebeu o título de Utilidade Pública Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte em 2006, e em 2012 foi reconhecida pelo Governo de Minas Gerais como Utilidade Pública Estadual. O nome da Instituição é uma homenagem à Profª Efigênia Elias Vidigal (1933-1977), modelo de educadora e pessoa humana, que muito contribuiu para o desenvolvimento da educação em Minas. Acreditando que a cultura e a educação são ferramentas primordiais na inclusão social, a AVEC promove a cidadania por meio de ações que valorizam novas experiências educativas e culturais. A Instituição executa parcerias com escolas públicas de Belo Horizonte e do interior, realiza projetos educativos para alunos do ensino público e promove eventos socioculturais para a comunidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version