SEGS Portal Nacional

Educação

ENEM 2022: confira a análise de professores sobre a prova de exatas e ciências

  • Segunda, 21 Novembro 2022 10:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Hipólito
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Segundo dia do exame contou com questões de matemática, química, física e ciências da natureza

Neste domingo (20), estudantes de todo o Brasil realizaram a segunda etapa do ENEM. A prova foi dividida em questões de matemática, química, física e ciências da natureza. Confira abaixo as principais impressões de professores e especialistas acerca do exame.

Matemática

"A prova de Matemática apresentou conteúdos que classicamente são cobrados, como funções afim e quadrática, porcentagem, razões, proporções, combinatória e probabilidade, entre outros. Ressalta-se a ausência, em mais um ano, de Logaritmos e a presença do assunto Esferas, pouco cobrado tradicionalmente. Além disso, uma questão provavelmente será anulada.

No geral a prova cumpriu ao seu papel e apresentou grau de dificuldade superior ao do ano anterior", afirma Claudio Gustavo Lima, professor do PB Colégio e Curso.

"É perceptível que as questões exigem muito mais a interpretação dos textos dos candidatos do que cálculos complexos, como já vem sendo de costume nos Exames Nacionais. Nesta prova, tivemos questões de projeção ortogonal, que sempre cai, e até questões simples como de escrever 1,45 bilhão. No entanto, tivemos questões que tomam metade de uma página", complementa Jorge Paiva, professor do Colégio Novo Tempo.

Física

"No geral, a prova de Física foi exigente. Apesar de não termos surpresas com relação aos conteúdos, o nível de complexidade de algumas questões superaram as expectativas. De fato, a resolução das provas de edições anteriores poderiam ajudar o candidato, pois alguns temas complexos como: intensidade luminosa, associação de baterias e tópicos de eletromagnetismo já foram abordados com nível de dificuldade semelhante. Gostaria de ressaltar que a "questão do balanço" (questão 111 da prova cinza) me causou certa estranheza... Se aproximarmos o movimento do balanço ao movimento pendular, não consigo aceitar que o termo "movimento circular uniforme", contido no enunciado do item, seja uma descrição apropriada do movimento. Acredito que a prova conseguirá selecionar os candidatos mais bem preparados", aponta Francisco Schueler, professor do PB Colégio e Curso.

"As questões de física abordaram conteúdos clássicos, tais como: ondulatória, leis de Ohm, associação de geradores e receptores, calorimetria. Além disso, houve uma abordagem bastante pertinente relacionada a geração de energia solar, envolvendo eletrodinâmica e conceitos de geofísica", conclui Rodrigo Fuckner, professor do Colégio Itamarati.

Química

"A prova de química deste ano veio bem conteudista, como foi a linha desse ENEM 2022. Os textos não estavam ambíguos. Prova bem tranquila. Duas questões de nível de dificuldade média, sobre o tema "separação de misturas", que poderiam fazer o aluno ficar em dúvida, mas que pensando com calma, poderia resolver corretamente. Uma questão difícil sobre equilíbrio de espécies protonadas. Outras duas questões com nível médio e o resto fácil. Todos os conteúdos estavam condizentes com o edital e foram trabalhados em todas as escolas da Inspira, segundo os próprios professores da rede, que estavam fazendo a correção da prova concomitantemente em uma sala virtual. No total foram 15 questões de Química na prova do ENEM 2022. Uma questão com intersecção com a biologia, falando sobre a desnaturação das enzimas, destacando a interdisciplinaridade do ENEM", diz Felipe Macedo Freitas Siqueira, professor de Química do PB Colégio e Curso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version