SEGS Portal Nacional

Educação

Enem 2022: professor explica como acertar na hora da redação

  • Quarta, 09 Novembro 2022 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raisa Toledo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Algumas estratégias podem trazer mais agilidade e tranquilidade ao estudante durante a realização desta etapa da prova

Com a aproximação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro, o sentimento de ansiedade cresce em muitos estudantes. Uma das partes mais temidas é a redação, que tem peso relevante para a média final, é decisiva em processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pede que um tema seja destrinchado de forma clara e crítica em um curto período de tempo.

No primeiro dia de exame, os jovens têm cinco horas e 30 minutos para responder a 90 questões e escrever sua redação — apenas meia hora a mais do que no dia em que apenas as questões de múltipla escolha precisam ser respondidas. Embora possa ser difícil, é preciso manter a calma diante da prova; assim, fica mais fácil colocar em prática todo o conteúdo estudado durante as séries do Ensino Médio.

Cada pessoa tem um ritmo e uma forma de estudar, mas algumas dicas podem ajudar os estudantes a ir para o Enem com mais tranquilidade e ganhar agilidade na hora da redação. Para Rogerio do Amaral, professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio na Escola Champagnat, evitar rasuras, usar um mapa mental e construir o texto em quatro parágrafos são algumas das recomendações que podem fazer a diferença para conquistar uma boa nota. Confira as dicas do professor.

1. Comece pelas questões de múltipla escolha

Leia a proposta da redação antes do início da prova. Depois, inicie a resposta das 90 questões. Essa estratégia permitirá a você, durante a resposta dos testes, construir uma lista de ideias para a redação.

2. Mapa mental

Elabore um esboço (um mapa mental) que lhe permita visualizar a estrutura do texto quando iniciar a escrita. Ao iniciar a escrita, faça um rascunho primeiro, que deve ser passado a limpo.

3. Elabore bem a estrutura do texto

Construa o texto em quatro parágrafos, um para a introdução (citada acima), dois para a argumentação e um para a proposta de intervenção (conclusão). A introdução deve apresentar dois elementos básicos: a contextualização do assunto e a tese.

A contextualização permitirá ao autor mostrar onde o texto se localiza na atualidade. Já a tese é o ponto central dessa parte e faz referência ao ponto de vista que o autor defenderá sobre o tema. Nos dois parágrafos de argumentação, não repita o tipo de argumento; se você usar no segundo parágrafo uma citação de autoridade, no terceiro use um dado estatístico, um exemplo ou um contra-argumento.

4. Conecte suas ideias

Não se esqueça de usar conectivos para iniciar os parágrafos, pois eles ajudam a ligar as partes e a introduzir novas ideias. Alguns exemplos de conectivos: por consequência; como resultado; por isso; em virtude de; assim; pois; já que; uma vez que; portanto; de tal forma que.

5. Atenção para a proposta de intervenção

Na proposta de intervenção, não se esqueça dos seguintes elementos: a ação, o que você propõe realizar para melhorar a questão discutida; o agente, quem vai implementar essa ação (aqui procure ser específico, por exemplo, em vez de dizer que o responsável é o governo, especifique que órgão governamental tomará a ação; como realizar a ação, com detalhes de como a proposta deve ser desenvolvida; e o efeito, com a implementação dessa ação e como a situação será alterada por ela.

6. Não rasure

Evite rasurar o texto. Caso esteja passando o texto a limpo e cometa um erro, não risque. Procure usar expressões corretivas, como “digo” ou “melhor”.

Sobre as Escolas Champagnat: com um sistema de ensino baseado na aprendizagem criativa, as Escolas Champagnat permitem aos alunos vivenciarem o aprendizado de forma dinâmica, com a “mão na massa”, tudo isso atrelado a resolução de situações-problemas. Além de aulas diárias de inglês, também fazem parte da rotina educacional aulas com elementos da robótica e recursos da Microsoft, como o Minecraft.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version