SEGS Portal Nacional

Educação

Atenção vestibulando: Objetivo explica em live tudo sobre a Primavera Árabe e o Irã

  • Terça, 01 Novembro 2022 11:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Abrahao
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

No próximo dia 3 de novembro, às 15h, as redes sociais do Objetivo transmitem a live “Da Primavera Árabe ao Outono Iraniano”.

O convidado é o Prof. Moacyr Nogueira Junior, professor de Geografia no Curso e no Colégio Objetivo, além de professor de Direito Comparado, doutorando em Direito Internacional e pesquisador na área de Direito Internacional Público.

O tema, além de interessante para todos os públicos, é essencial para o vestibulando, já que na live o palestrante explicará em detalhes o que foi a “Primavera Árabe” e sua relação com o Irã: “Desde a ‘Primavera Árabe’, manifestações populares são cada vez mais frequentes e intensas em países islâmicos do norte da África e do Oriente Médio, sugerindo que regimes locais, que há anos se impõem alheios às demandas da população, não têm mais lugar na sociedade. No mundo islâmico, inclusive, são diversas as reivindicações relacionadas às demandas democráticas, dentre elas destacam-se a questão do direito das mulheres à vida, à igualdade e ao mercado de trabalho”, explica Nogueira que, na apresentação abordará os seguintes tópicos:

O que é o Irã e e qual a sua relevância no cenário mundial? Qual a relação da “Primavera Árabe” com o que acontece atualmente no Irã? O que é uma república islâmica e qual a relação do Irã neste contexto?

Além da questão relativa à violação dos Direitos da Pessoa Humana, o Irã chama a atenção da comunidade internacional pelo desenvolvimento de um programa nuclear. Por que há uma cobrança tão incisiva sobre o programa nuclear iraniano enquanto os Estados Unidos, Rússia e outros países têm artefatos nucleares potencialmente mais perigosos que o pretendido arsenal nuclear iraniano?

Nas muitas “guerra-frias” que têm lugar no mundo hoje, qual a posição da Rússia e da China em relação à questão iraniana?

O tratamento opressivo que as mulheres e minorias recebem no Irã e em outros países islâmicos, não viola a Carta das Nações Unidas? A ONU não poderia intervir neste caso?

Os Estados Unidos consideravam o Irã - juntamente como o Iraque e a Coreia do Norte – integrante do denominado “Eixo do Mal”. O que é o “Eixo do Mal” e por que o Irã fazia parte dele grupo?


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mar 09, 2026 Educação

Intercâmbio diferente: 5 destinos inusitados para…

Mar 06, 2026 Educação

Notas ou aprendizado? O que a inteligência artificial…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version