SEGS Portal Nacional

Educação

Projeto de alunos do Ensino Fundamental visa combater o bullying no ambiente escolar

  • Quinta, 27 Outubro 2022 09:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eduardo Ruiz Vella
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Turma do 5º ano reflete sobre o tema, buscando a prevenção de conflitos

Um grupo de estudantes do Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, está produzindo um projeto com o objetivo de compreender o conceito de bullying e entender suas consequências na vida das pessoas. Além disso, os alunos estão aprendendo a refletir sobre atitudes que contribuem para a convivência harmoniosa e respeitosa.

O trabalho denominado “Diga não ao Bullying” está sendo orientado pela coordenadora pedagógica Lilian Gramorelli e conduzido pela professora Tatiani Ferreira Miranda e faz parte do desenvolvimento do Projeto de Intervenção Social (PIS) da turma, uma prática pedagógica Marista que promove o diálogo e o protagonismo, permitindo entender as necessidades humanas e sociais, questioná-las e traçar caminhos para enfrentar as problematizações contemporâneas.

O bullying é um tipo de comportamento agressivo que envolve ações indesejadas e negativas em que alguém, intencionalmente, prejudica e desconforta outra pessoa que tem dificuldade em se defender. Caracteriza-se por um abuso imaginário de poder e uma relação desigual entre o “valentão” e a vítima. Bullying vem do termo inglês “bully” que é usado para designar o valentão, aquele que quer mandar.

Segundo a docente Tatiani Ferreira Miranda, foi necessária uma conversa sobre situações de desafeto, agressões ou violência verbal e física que algumas vezes podem ocorrer também no ambiente escolar e que poderiam caracterizar o bullying. “Realizamos uma entrevista com os familiares, perguntando o que sabiam sobre a prática. Nossa proposta era comparar as informações e refletir sobre como nossos pais lidavam com situações de conflito na época em que frequentavam a escola”, explica.

A partir desta entrevista, foi feito um levantamento sobre os valores imprescindíveis para a construção de um ambiente saudável e pacífico, no que se refere às relações humanas, seja na escola, na família ou em outro ambiente. O grupo também recebeu a visita do pai de uma aluna, o médico psiquiatra Giovani Missio, que conversou com os alunos sobre a importância da empatia para a construção de relacionamentos saudáveis.

“É preciso diferenciar bullying de discussões e conflitos pontuais, que fazem parte do dia a dia. Os conflitos fazem parte do nosso crescimento e aprendizado, porém o bullying é inaceitável e necessita de intervenção e mediação por parte dos adultos, de maneira adequada”, esclarece Tatiani.

Após as informações reunidas, os alunos decidiram compartilhar o aprendizado, criando um panfleto informativo sobre o bullying para distribuí-lo dentro do colégio. As crianças também criaram “lambe-lambes” com frases de fortalecimento, a partir de toda a reflexão que fizeram sobre a temática. “Nosso objetivo é estimular nos outros alunos a reflexão sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças”, reforça a professora Tatiani Ferreira Miranda.

Dicas dos alunos do 5º ano do Colégio Marista Arquidiocesano para vencer o bullying:

- Você deve agir!
- Fale com um adulto de sua confiança, conte o que lhe incomoda e peça ajuda para resolver a situação da melhor forma possível.
- Não reaja de forma agressiva, afinal, é isso que o agressor espera de você. Além disso, violência gera mais violência.
- Acredite em você! Se fortaleça. Assim, todas as vezes que você tiver que enfrentar um desafio, vai tirar de letra!

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version