SEGS Portal Nacional

Educação

Colégio Aurum aposta em práticas de educação personalizada para o desenvolvimento de seus estudantes

  • Quarta, 28 Setembro 2022 12:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Araujo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A Aprendizagem Baseada em Projetos é a metodologia ativa escolhida para estimular o desenvolvimento de habilidades e competências

O Colégio Aurum, com unidade na cidade de Jundiaí - SP, oferece aos estudantes métodos educacionais que estimulam o processo de desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais. A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia ativa que incentiva múltiplas capacidades, colocando os estudantes como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem.

Também conhecida por Project Based Learning (PBL), trata-se de uma abordagem dinâmica de ensinar e aprender na qual os estudantes exploram problemas e desafios do mundo real. Com esse tipo de ensino ativo e engajado, os estudantes são motivados a desenvolver conhecimentos mais profundos sobre o que está sendo pesquisado.

Segundo Luiza Zaramela, Diretora do Colégio Aurum, por meio desta proposta pedagógica é possível promover o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo ao mesmo tempo em que se estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. “O papel do estudante no PBL é escolher desde as ferramentas até os produtos a serem apresentados, trabalhando em equipe ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades. Ao longo dos projetos, eles passam por um processo que envolve elaborar perguntas, pesquisar como respondê-las e solucionar os problemas encontrados, sempre de maneira crítica. Ou seja: eles saem do papel de receptor passivo do modelo tradicional e passam a desempenhar uma postura ativa em seu próprio processo de aprendizagem”, explica.

O PBL foi desenvolvido para estimular a resolução de problemas, a prática da pesquisa e a autonomia no processo de aquisição do conhecimento, aproximando os estudantes de situações-problema que visam desenvolver a lógica e o senso crítico. As aulas são estruturadas em estudos de caso e levam em conta os interesses dos estudantes e temas atuais e relevantes. Saem as aulas expositivas, onde o professor detém todo o conhecimento, e surgem aulas onde o educador apresenta um problema e cabe aos estudantes identificar os conteúdos que precisam aprender para solucioná-lo.

“É nesse contexto que a função do professor passa a ser a de facilitar discussões e oferecer suporte para que os estudantes encontrem seu caminho com autonomia. Ele está presente durante todo o processo com a turma, tirando dúvidas e coordenando os debates. Os docentes têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o percurso escolar”, finaliza Luiza.

O Project Based Learning é uma metodologia ativa que tem como objetivo colocar o estudante como protagonista do seu aprendizado, assumindo um lugar ativo neste processo. Tudo isso enquanto desenvolve habilidades e competências fundamentais para o mundo real, como o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a comunicação nos mais diversos níveis. Podemos citar ainda o desenvolvimento da autonomia e da autodisciplina, independência, maior engajamento e motivação nas aulas, senso de coletividade, colaboração e responsabilidade e desenvolvimento cognitivo.

A aprendizagem se torna muito mais efetiva quando considera os interesses da turma. As metodologias ativas estão ganhando espaço na educação por ajudarem a transformar os estudantes em produtores de conhecimento capazes de guiar seu próprio desenvolvimento educacional.

Sobre o Colégio Aurum 

O Colégio Aurum, escola bilíngue com selo de reconhecimento internacional pela Fieldwork Education, possui unidade localizada na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. Oferece experiência completa de ensino de alta qualidade para o Berçário, Educação infantil e Ensino fundamental I e II. O Colégio Aurum tem como pilares a Conectividade, a Sustentabilidade, o Empreendedorismo e a Glocalização, unindo valores culturais globais e locais. Seu currículo pedagógico busca auxiliar os estudantes no processo de desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, levando em conta a individualidade e as particularidades de cada um. Colaborar com a formação de cidadãos éticos, críticos e criativos fortalecendo suas habilidades sociais em um contexto multicultural, com base na excelência acadêmica, educação bilíngue e aprendizagem significativa é a grande missão do Colégio Aurum. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Fev 09, 2026 Educação

Por que as crianças estão perdendo habilidades motoras…

Fev 06, 2026 Educação

Por que a adaptação escolar ainda é um dos principais…

Fev 05, 2026 Educação

Volta às aulas: cinco sinais de que a mochila do…

Fev 04, 2026 Educação

Volta às aulas: excesso de telas nas férias desafia…

Fev 03, 2026 Educação

Maquiagem na escola: por que instituições de ensino…

Fev 02, 2026 Educação

Volta às aulas reforça foco em estratégias pedagógicas…

Jan 30, 2026 Educação

Volta às aulas deve movimentar R$ 53 bilhões e…

Jan 29, 2026 Educação

Volta às aulas: dicas para organizar o material escolar…

Jan 28, 2026 Educação

Volta às aulas e cyberbullying: ambiente digital pode…

Jan 27, 2026 Educação

Como começar 2026 e transformar o objetivo de estudar…

Jan 26, 2026 Educação

Como usar ChatGPT sem cair no plágio: o que muda na…

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version