SEGS Portal Nacional

Educação

Mercado de jogos educativos online cresce e traz oportunidades de negócios inovadores

  • Sexta, 23 Setembro 2022 11:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Biral
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo uma série de desafios em todos os âmbitos da vida cotidiana. Na educação, milhões de crianças e jovens brasileiros ficaram sem a chance de estudar presencialmente, o que acarretou no desânimo de mais da metade deles.

Segundo dados do Instituto Datafolha em 2020, cerca de 54% dos estudantes afirmaram desmotivação com os estudos naquele período. Os motivos para isso variam desde a dificuldade de concentração em casa até a falta de ferramentas para o ensino adequado.

Nesse sentido, a pandemia trouxe consigo desafios grandiosos para a área da Educação. Mais do que somente conteúdos, tornou-se uma preocupação genuína a maneira com a qual os conhecimentos eram repassados. Nessa brecha, algumas oportunidades surgiram.

Os jogos online na educação

Se o mercado de jogos cresceu durante o período de pandemia, os jogos online tiveram grande papel nisso. Sem podermos nos encontrar fisicamente com outras pessoas, o escapismo do entretenimento na internet fez crescer a procura por essas experiências.

Naturalmente, entre os jogos mais buscados ficaram aqueles com foco na aprendizagem. Instituições de educação particulares investem nesse segmento, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender remotamente de maneira criativa e lúdica.

Atividades online como jogar jogo da velha, jogo da memória ou xadrez deixaram de oferecer somente diversão e passaram a ter papel fundamental no desenvolvimento de habilidades como a memorização, noção de posicionamento espacial, raciocínio lógico e estratégia.

O jogo da velha como instrumento de aprendizagem

Alguns estudos afirmam que as origens do jogo da velha data do século XIV antes de Cristo, o que o torna um dos jogos mais antigos dos quais se tem registro. Apesar disso, o papel dessa brincadeira se modificou bastante com o passar dos tempos.

Com o advento da internet, o jogo foi replicado na esfera digital. Embora sua importância no desenvolvimento de habilidades já existisse antes disso, foi a popularização online que fez com que a brincadeira começasse a ser levada a sério como instrumento educacional.

Nesse sentido, utilizar o jogo da velha em sua forma online como instrumento de aprendizagem acaba sendo algo inovador. Um verdadeiro clássico nunca sai de moda, especialmente quando ele carrega benefícios diretos para o desenvolvimento de habilidades.

O mercado de jogos educativos

O uso de jogos digitais na educação não é algo novo, datando pelo menos desde a década de 70. Apesar disso, os avanços tecnológicos permitiram que cada vez mais os jogos online fossem refinados, adotando para si aspectos audiovisuais capazes de chamar a atenção.

Com o isolamento social causado pela pandemia, esse método antigo de ensinar ganhou importância redobrada. Nunca antes se falou tanto sobre ensino a distância e sobre o papel do entretenimento na hora de transmitir conhecimentos e desenvolver habilidades.

Não surpreendentemente, a indústria de videogames foi uma das poucas que não sofreu tão fortemente os efeitos da crise econômica. Pelo contrário: o mercado não só cresceu, como a tendência é que ele se mantenha em alta. A partir daí, surgem oportunidades para inovação.

Jogos educativos como oportunidade de negócio

Quando falamos sobre jogos digitais na educação, o seu desenvolvimento não está exclusivamente ligado à indústria dos games ou mesmo às instituições de ensino. A partir da pandemia de Covid-19, foram abertas portas para novos negócios nesse nicho.

Startups passaram a investir no desenvolvimento de jogos educativos, apontando oportunidades para empreendedores. A criatividade se tornou a maior aliada aqui, já que conseguir a atenção de crianças e jovens para assuntos educativos é um desafio.

Empreendedores experientes sabem que tendências de mercado não devem ser ignoradas. Se o crescimento da indústria dos jogos digitais (e suas perspectivas futuras imediatas) é algum indicativo, o momento para investir em jogos educativos online é agora.

Cada vez mais é preciso descobrir novas formas de prender a atenção das pessoas no ambiente digital. A união entre o entretenimento e a educação parece ser um desses caminhos, vindo de mãos dadas com um crescimento comercial sem precedentes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version