SEGS Portal Nacional

Educação

Dia Mundial da Alfabetização | Programa pedagógico transforma 100 mil crianças em autoras de livros infantis

  • Terça, 30 Agosto 2022 12:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wesley Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em 2022, programa, que tem como objetivo formar seres humanos melhores por meio da leitura e da escrita, atingiu a marca de 2 mil escolas cadastradas nas cinco regiões brasileiras

Cerca de 100 mil crianças se tornaram autoras dos seus próprios livros infantis graças ao SuperAutor, programa pedagógico totalmente gratuito para escolas, que já conta com duas mil instituições de ensino cadastradas nas cinco regiões brasileiras e viabilizou 200 mil produções. Ao transformar as crianças em autoras dos seus livros, o SuperAutor estimula a alfabetização, o letramento, a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo infantil.

O programa também aproxima familiares da comunidade escolar, engaja pais e responsáveis na educação dos filhos e está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de contarem suas histórias, as crianças fazem ilustrações e uma minibiografia usadas na publicação. A escola ainda é palco de um evento lúdico de autógrafos.

“A criação do primeiro livro autoral de uma criança impacta muito o seu futuro. Uma criança protagonista em seu processo de ensino e aprendizagem tem mais autoestima e entendimento de que, por meio da educação, é possível alcançar seus sonhos e objetivos. Estas são habilidades que podem ajudá-la a decidir e guiar seu futuro. Coragem para decisões e menos medo de julgamentos geram autenticidade e identidade”, defende Pedro Gigante, co-fundador do SuperAutor.

Fundado em 2019, o programa iniciou sua operação de forma massiva em 2020, ano de declínio da educação, por conta da pandemia. Segundo um levantamento da ONG Todos pela Educação, o número de crianças brasileiras entre seis e sete anos que não sabem ler e escrever passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021. Falta de estrutura, problemas econômicos, entre outros fatores contribuíram para este aumento. Neste cenário, programas pedagógicos que apoiem a rede escolar e as famílias ganham mais importância.

“A educação, por lei, é um direito de todos, mas infelizmente nem todo mundo tem acesso a uma educação de qualidade. Por isso, acredito que empreender no setor é querer transformar vidas. O programa surge da união de quatro empresários que buscam causar um impacto real na vida das crianças. Nossa missão é transformar esses alunos por meio da valorização da leitura, da criatividade e da experiência. Acreditamos na construção de seres humanos melhores e podemos mudar o mundo por meio da alfabetização e letramento”, ressalta Gigante.

Sobre o SuperAutor:

O SuperAutor é um programa pedagógico que transforma crianças em autores de livros infantis. Com isso, ajuda educadores a desenvolverem a capacidade criativa dos alunos por meio da escrita, transformando sonhos em realidade! Além da modalidade desenvolvida nas escolas, o programa oferece um formato em que as crianças podem construir seus livros em casa, com acompanhamento de familiares. O programa foi fundado em 2019 e iniciou a operação de forma massiva em 2020, ano de declínio da educação no país por conta da pandemia. Atualmente, conta com mais de 2.000 escolas cadastradas nas cinco regiões brasileiras, ajudou cerca de 100 mil alunos no último ano e produziu mais de 200 mil livros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version