Logo
Imprimir esta página

Experiência escolar: a importância de recursos que apoiem a aprendizagem

Crédito :Divulgação  Crédito :Divulgação

Por Rita Rangel

O material didático nada mais é do que um instrumento de apoio educacional que oferece ferramentas de suporte ao processo de aprendizagem. Seja on-line ou impresso, pode ser utilizado pelo estudante para tomar conhecimento sobre um assunto ou, até mesmo, sistematizar conceitos e desenvolver habilidades. O livro, por muito tempo, foi o principal instrumento de apoio à aprendizagem, e muitas vezes, de forma equivocada, se sobrepôs ao próprio currículo escolar. Hoje, contamos também com recursos tecnológicos e digitais, e dentre eles, as plataformas educacionais. Mas, como identificar a melhor plataforma? E, qual é o papel deste e outros recursos no processo pedagógico?

Para início de conversa, a melhor plataforma ou material não existe. O ser humano possui múltiplas inteligências e cada um aprende de uma maneira diferente. Por isso, a escola deve oferecer os mais diversos recursos para garantir o direito de aprender respeitando e desenvolvendo as individualidades.

Partindo da premissa de que nenhum suporte pedagógico atenderá integralmente o projeto pedagógico, que engloba a missão institucional, o currículo, as abordagens pedagógicas e as estratégias metodológicas que fundamentam a experiência de aprendizagem do estudante, acompanhar as tendências digitais também precisa ser um dos propósitos da escola, enriquecendo e ampliando as oportunidades de aprendizagem aos estudantes, pois seria incoerente oferecer uma educação analógica para gerações que crescem utilizando, também, a ponta dos dedos para se comunicar, interagir e conhecer.

Uma responsabilidade dos pais é avaliar se além do material adotado, a escola o complementa com outros suportes curados pelo professor, que assegurem um nível de exigência que desafie o estudante. Além disso, é importante entender se existe coerência entre as atividades propostas durante o percurso de aprendizagem e os instrumentos de avaliação, uma vez que esses aspectos dizem respeito a qualidade de aprendizagem do estudante. Em contrapartida, a escola precisa responder ao desafio de uma educação cada vez mais personalizada e, a tecnologia chega para tornar viável esse diferencial educacional no século XXI.

A era digital nas escolas

Como instrumento de apoio à aprendizagem, as plataformas não só podem como devem seguir a linguagem e as propostas educacionais para o século XXI, associando acesso à informação de forma flexível e recursos de gestão e autogestão da aprendizagem.

Desta forma, o professor pode mapear o percurso do estudante, gerando relatórios sobre habilidades desenvolvidas e outras que representam pontos de atenção, além de possibilitar ao educador tomar decisões sobre os próximos passos em relação à promoção do desenvolvimento do estudante. É desejável, também, que por meio da gamificação, torne o processo de aprendizagem mais dinâmico, desafiador e estratégico. Nesse sentido, ainda temos ofertas bem limitadas no mercado educacional, levando as escolas a se movimentarem nessa construção.

Em suma, o trabalho pedagógico apoiado por uma escola que fornece uma plataforma educacional adequada, que dialogue com as necessidades dos estudantes e possibilite aos educadores e estudantes gerirem os processos, contribui para potencializar a aprendizagem e oferecer, ainda mais visibilidade ao processo educativo e de desenvolvimento do estudante.

Rita Rangel é Gestora Educacional Brasil da rede de colégios Santa Marcelina, instituição que alia tradição à uma proposta educacional disruptiva e alinhada às principais tendências do mercado de educação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto