Logo
Imprimir esta página

Curso técnico da ETASA contribui para o ingresso no mercado de trabalho e para definição da profissão de seus ex-alunos

Maioria dos técnicos formados pela ETASA já estão empregados na área ou cursando nível superior. Instituição ainda tem vagas remanescentes para o segundo semestre de 2022

Concebida para oferecer uma formação técnica intensiva no setor agropecuário, para agilizar o ingresso no mercado de trabalho, a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena (ETASA), localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e mantida pela Fundação Salvador Arena (FSA), acaba de formar a sua segunda turma e comemora junto com seus agora ex-alunos os impactos positivos em suas vidas: quase todos os estudantes já estão empregados, em fase de admissão ou cursando nível superior.

É o caso de João Filipe de Araújo Bornin, 19 anos, de Guaraci (SP), que ao se formar, já atuava como técnico agrícola em uma fazenda em Descalvado, cidade vizinha a Santa Rita do Passa Quatro. Para ele, que tinha um conhecimento em citricultura passada de pai para filho no sítio da família, o curso foi fundamental por possibilitar o acesso a novas tecnologias. “Na ETASA, tive a oportunidade de conhecer máquinas agrícolas de ponta e procedimentos modernos durante as aulas práticas, onde pude abrir minha mente para a aplicação de novas tecnologias, como o controle biológico de pragas. Além disso, os professores me ajudaram a enxergar a pecuária de uma forma diferenciada, tomei gosto!”, diz.

Giusseppe Ramirez Macías, de 36 anos, equatoriano radicado no Brasil desde 2016, está em processo de contratação para atuar na área de mecanização agrícola em uma fazenda em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Formado pelo curso em junho deste ano, Giuseppe diz ter se surpreendido positivamente tanto com o corpo docente, quanto com a grade curricular. “Por se tratar de um curso gratuito, pensei que o ritmo seria tranquilo, mas não foi nada disso! O curso é muito puxado e o corpo docente tem altíssimo nível”, revela, contando que já tinha um conhecimento prévio na área agrícola, devido a experiência com agricultura familiar em seu país. “Durante o curso, pude fortalecer e ampliar meus conhecimentos, e agora, meus temas preferidos são agricultura sustentável e mecanização”, confessa.

Giusseppe Macías na ETASA

Situação parecida é da Maria Eduarda Rocha Damaceno, 23 anos, também formada recentemente e que vai começar a atuar como técnica em agropecuária em plantações de laranjas, já na primeira quinzena de julho. Natural da cidade de Viradouro (SP), tem na família a inspiração do campo: o pai atua em fazenda. “Eu estava buscando uma vaga na área para começar minha carreira profissional. Foi quando encontrei a ETASA e enxerguei uma possibilidade para encurtar meu caminho até o mercado de trabalho”, explica. Para ela, o fator decisivo para estudar na ETASA foi o prazo até a formação. “Em uma faculdade, levaria uns cinco anos para me formar. Com um ano de técnico, me sinto preparada para encarar vários desafios na área e recomendo demais para meus amigos, pois é uma oportunidade rápida e muito proveitosa”, acrescenta.

Maria Eduarda Rocha Damaceno na ETASA

O Curso Técnico em Agropecuária da ETASA é indicado para quem já concluiu o Ensino Médio e ainda não têm Ensino Superior completo. Sua infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como a Estação do Conhecimento, um espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia; e a Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. “Ao ingressar nos cursos técnicos oferecidos pela Fundação Salvador Arena, os alunos passam por uma etapa de nivelamento de conhecimentos, para que possam absorver novos aprendizados a partir da mesma base”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.

A ETASA oferece ainda aos estudantes o acesso e participação de aulas práticas em ambientes da Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

A formação intensiva, concentrada em dois semestres letivos, é um dos principais diferenciais da ETASA. Após esse período, o aluno está apto para atuar em atividades de gestão, planejamento, projetos, produção animal, vegetal e agroindustrial ou dar seguimento nos estudos voltados para o setor, com mais propriedade e autonomia. “Entre os formados no nosso curso técnico, temos ex-alunos que optaram por dar continuidade aos estudos e seguir carreira no setor agroindustrial, seja nas áreas de engenharia agrônoma, zootecnia ou agronomia, aprofundando, assim, ainda mais seus conhecimentos, além daqueles que aplicam seus conhecimentos em suas próprias propriedades rurais”, afirma Cristina Favaron Tugas, diretora escolar da instituição.

Mantida pela FSA, que apoia e executa projetos e programas sociais nas áreas da educação, saúde, habitação e assistência social, a ETASA integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto da Fundação na área de educação, criado há mais de 30 anos na Grande São Paulo. Para contribuir para a permanência dos estudantes matriculados na ETASA em sala de aula até o final do curso e garantir a sua conclusão, a FSA disponibiliza três tipos de bolsas para o aluno em situação de vulnerabilidade social. A Bolsa Permanência destina-se a apoiar as despesas com moradia, transporte e alimentação para alunos que moram distantes de Santa Rita do Passa Quatro. Já a Bolsa Transporte tem como objetivo garantir a frequência dos alunos, prevenindo a evasão ou perda das aulas causada por limitações na mobilidade até a Escola Técnica. E a Bolsa Alimentação contribui com as necessidades nutricionais do aluno e sua família. Assim como em todos os demais cursos oferecidos pela Fundação, são oferecidos aos estudantes alimentação (no período das aulas), primeiro uniforme e material didático.

O processo seletivo para a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena ocorre duas vezes ao ano, de forma online e gratuita. Ainda há vagas remanescentes para quem deseja ingressar no segundo semestre de 2022 e as inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto, diretamente no site da instituição www.escolatecnicasalvadorarena.org.br.

Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, em Santa Rita do Passa Quatro, SP

Sobre a Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena

A Escola Técnica conta com uma infraestrutura moderna, composta por estações de aprendizagem como: estação do conhecimento, espaço de formação e informação, que propõe conexões entre diversas áreas do conhecimento, incluindo leitura e tecnologia e Estação Ciência, com uma abordagem interdisciplinar, que propõe a integração entre a física, matemática, biologia e tecnologia. Além de todos os espaços disponíveis na Agroindustrial Salvador Arena (AGSA), empresa instalada no mesmo local, que dispõe de tecnologia avançada para a produção de soja, milho, sorgo, mandioca, tomate, café, gado de corte e criação de galinhas poedeiras, e se prepara para iniciar a ordenha de gado leiteiro, a fim de implantar futuramente uma unidade fabril de laticínios.

Sobre o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena

O Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) integra duas instituições de ensino totalmente gratuitas. O Colégio Engenheiro Salvador Arena que oferece da educação básica (Nível V) ao Ensino Médio e Técnico, ocupa o posto de melhor escola de São Bernardo do Campo, desde o ano de 2010, de acordo com os resultados do ENEM. Os alunos têm aulas de educação financeira, agricultura, robótica, idiomas, informática, cerâmica, modelismo, teatro, música e socioemocional. A Faculdade Engenheiro Salvador Arena pertence ao grupo de excelência do Ministério da Educação, onde se mantém com nota 4 pelo oitavo ano consecutivo no Índice Geral de Cursos (IGC). Oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, todos presenciais.

O complexo educacional localizado na cidade de São Bernardo do Campo, tem 140 mil metros quadrados, e conta com laboratórios, salas temáticas, quatro bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo e uma estação agroambiental. Abriga, também, o Teatro Engenheiro Salvador Arena, um dos mais modernos do País, com capacidade para 536 lugares. Com metade das vagas destinadas a estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário mínimo, o CEFSA atende atualmente 3.216 alunos, sendo 1.822 no Colégio e 1.394 na Faculdade. Mais informações sobre os projetos realizados no Centro Educacional em www.cefsa.org.br .

Sobre a Fundação Salvador Arena

A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2021 foram aplicados R$ 13,4 milhões em 117 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 205.065 pessoas e indiretamente, 427.543 pessoas. No mesmo ano, atuou na redução de danos econômicos causados pela crise sanitária mundial às famílias assistidas, destinando de forma extraordinária R$ 3,8 milhões a 73 entidades assistenciais em geral, por meio do Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 49,8 milhões em 2021, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto