SEGS Portal Nacional

Educação

Dia Internacional da Mulher na Engenharia ressalta importância da presença feminina no setor

  • Quinta, 23 Junho 2022 19:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Educa Mais Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Agência Educa Mais Brasil

“É um desafio diário”, destaca primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Engenharia do Rio Grande do Sul

Dados maios recentes divulgados pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) apontam que o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103, no país. No entanto, a participação feminina entre os profissionais ativos na área é de apenas 15%.

Profissão tradicionalmente mais ocupada por homens, as mulheres pouco a pouco reafirmam sua presença como profissionais que merecem o mesmo patamar masculino. A luta por maior visibilidade, inclusão, igualdade de tratamento e oportunidades de formação profissional são tópicos levantados pelo o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado neste 23 de junho. A data foi criada pela organização Women’sEngineeringSociety (WES) do Reino Unido.

Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do Rio Grande do Sul, Nanci Walter considera que estar neste cargo é uma grande conquista, mas, acima de tudo, é um ato representativo.  “Numa profissão onde a presença dos homens é predominante, ser mulher é um desafio diário. Ser a primeira mulher a presidir um conselho regional é ainda maior. Então eu entendo a minha responsabilidade ao ocupar este cargo, que há 87 anos vem sido gerido apenas por homens. Então ter esse dia para simbolizar e lembrar que sim, as mulheres podem exercer a profissão que quiserem e que, assim como os homens, contribuem para a construção do nosso país, é válida e extremamente pertinente”, pontua.

Então, falar sobre igualdade de gênero, equidade salarial e a indiferença na engenharia continua sendo um tópico de preocupação. Sendo assim, ampliar e fortalecer o espaço das mulheres na profissão é uma grande missão, tanto em outros países quanto no Brasil.

Para a presidente do CREA/RS, o passo fundamental para um caminho bem sucedido na área é, acima de tudo, jamais abandonar o sonho. “Desistir não está no vocabulário de quem escolhe a engenharia. Todos os dias é um novo desafio e quem escolhe essa carreira vai encontrar alegria na profissão. É preciso ouvir essa nova geração para aprender e entender como as coisas funcionam e, assim evoluir, pois, a nova geração não vai ser o amanhã, ela já é o hoje”, declara Nanci.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version