SEGS Portal Nacional

Educação

Ministro da Educação participa do 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro

  • Quarta, 08 Junho 2022 10:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Comunicação Social do MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A interação entre os executores do Programa constitui uma das estratégias para o constante aprimoramento dessa política pública

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), realizam o 16º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, no município de Belém (PA), no período de 07 a 10 de junho de 2022, com o objetivo de discutir, avaliar e planejar a execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), bem como divulgar as políticas para educação básica.

O encontro desta quarta-feira (08) terá uma apresentação do ministro da Educação, Victor Godoy, e do presidente do FNDE, Marcelo Ponte, sobre “O PNLD e a Educação Básica”. Haverá participação da Diretoria de Ações Educacionais DIRAE- FNDE, Secretaria de Educação Básica – MEC; Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), do Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (CONSED), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU). Participam ainda técnicos responsáveis pela execução do Programa nas secretarias de educação.

A interação entre os executores do Programa constitui uma das estratégias para o constante aprimoramento dessa política pública. Será uma grande oportunidade de fazer um balanço das últimas execuções, propor melhorias e apresentar ações inovadoras para implementação nas edições seguintes do programa. É ainda um momento rico em aprendizado para todos os envolvidos, tendo em vista a importância da capacitação de novos parceiros e da apresentação das inovações inseridas no Programa. Por outro lado, é o momento de o FNDE entender mais sobre a realidade e as necessidades de cada estado e município participante do Programa. A capacitação efetiva dos responsáveis pelo PNLD é, por si só, um passo essencial em busca da execução cada vez mais eficiente do PNLD.

Sobre o PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) compreende um conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, destinados aos alunos e professores das escolas públicas de educação básica do País. O PNLD também contempla as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. As escolas participantes do PNLD recebem materiais de forma sistemática, regular e gratuita. Trata-se, portanto, de um Programa abrangente, constituindo-se em um dos principais instrumentos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem nas escolas beneficiadas.

Cronograma

DIA 07/06/2021 – Terça-feira

14:00 a 19:00 Credenciamento dos participantes

19:00 Abertura Oficial

19:30 Apresentação Cultural

Jantar de boas-vindas

DIA 08/06/2021 – Quarta-feira

09:00 “O livro Literário: Caminhos da Autoria” com Márcia Paganini Cavéquia

09:30 “PNLD Era Digital”

10:15 Intervalo

10:30 “O PNLD e a Educação Básica” – Victor Godoy e Marcelo Ponte

12:00 Almoço

14:00 “Parcerias no PNLD”

15:00 “Ferramentas do PNLD”

16:15 Intervalo

16:30 “O PNLD e as Redes”

18:00 Encerramento

DIA 09/06/2021 – Quinta-feira

9:00 “O PNLD e os Bibliotecários”

9:30 “Oficina Normatizando o PNLD”

11:15 Intervalo

11:30 Apresentação dos resultados da oficina

12:00 Almoço

14:00 Preparação para as oficinas

14:15 Oficinas “O Novo Ensino Médio” e “Redes municipais e a gestão do PNLD” (MEC)

16:00 Intervalo

16:15 Oficina do “Relatório de Gestão”

DIA 10/06/2021 – Sexta-feira

09:00 “Os livros nas nossas mãos”

09:45 Lançamento do Concurso “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro”

10:00 “O PNLD e a Literatura” com Ilan Brenman

12:00 Almoço

14:00 “Nossas cores e nossa cultura” - Apresentação Cultural

15:00 Encerramento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version