SEGS Portal Nacional

Educação

Educação periférica é chave para a transformação social

  • Segunda, 30 Mai 2022 13:07
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Cássia
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Desfalque educacional se tornou bomba-relógio que precisa ser combatida no país

Incansavelmente –e digo de forma apropriada– sigo tentando mudar a realidade de centenas de crianças no Brasil. Desde a década de 70, época da ditadura militar, trabalho firmemente no combate contra a pobreza, a favor de políticas públicas e educação social.

Como pedagoga, fui mandada embora de todas as escolas que trabalhei, pois considerava o modelo tradicional uma "caixinha". Eu gosto de uma boa briga e sempre pensei diferente do sistema.

Até certo momento, quando me via na obrigação de sair deste círculo, decidi abrir uma casa de educação. Abriguei crianças do Chile, da Argentina, do Líbano e exilados do Brasil dentro da minha casa, ao lado do meu marido. Por que estou dizendo tudo isso?

Um estudo divulgado pelo programa Todos pela Educação, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), publicado no mês de fevereiro, mostrou que 41% das crianças entre 6 e 7 anos não sabem ler e escrever. Esse é o maior índice de analfabetismo registrado no país desde 2012.

Outro fato chocante é a última avaliação nacional realizada pelo Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) antes do isolamento social da Covid-19: 95% dos estudantes terminam a escola pública no país sem o conhecimento esperado de matemática.

O resultado da pesquisa é ainda mais grave, pois muitos desses alunos passaram em seguida por um ano de escolas fechadas e ensino remoto insuficiente. Só 5% deles conseguiam, por exemplo, no 3º ano do ensino médio, resolver problemas usando probabilidade ou o Teorema de Pitágoras.

A pergunta é: com esse grande desfalque educacional e social, em dois anos de pandemia, de que adianta inovarmos em algo, se a criança e o jovem não têm base?

O Brasil precisa de sustentação e nenhuma criança merece viver com uma bomba-relógio pendurada no pescoço. Para desarmá-la, é preciso ir degrau por degrau como, por exemplo, a educação periférica.

Como esse software, como costumo chamar, funciona? Visitei o bairro Jardim Ângela, na zona sul de São Paulo, e perguntei aos jovens qual estilo musical eles mais gostavam.

Surpreendentemente, em um grito unânime, o gênero vencedor foi o rap. Foi aí que pensei em trabalhar o rap voltado para educação.

Busquei parcerias com artistas, empresas e organizações que topassem embarcar nesse modelo educacional comigo e, o que antes era apenas uma proposta cultural aos "Zezinhos", se tornou a Pedagogia do Arco-Íris. Ensino de afeto, amor, carinho, respeito e ouvir.

Educação, saneamento, infraestrutura e internet são os pilares para essa transformação social. E isso serve tanto para as crianças que estão na Casa do Zezinho quanto para futuras gerações.

Temos que pautar a sociedade brasileira. A hora de fazer isso é agora. Não paramos um minuto sequer de lutar, pois é uma revolução de baixo para cima.

E vou dizer para você: na Casa do Zezinho... É agora, José!

Dagmar Rivieri (Tia Dag), fundadora da Casa do Zezinho


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version