SEGS Portal Nacional

Educação

Qual é a idade certa para fazer um intercâmbio?

  • Sexta, 27 Mai 2022 12:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Por Helicon Tavares

Qual é o momento certo para fazer um intercâmbio? Existe uma idade mais recomendada para estudar e trabalhar no exterior? Todo intercambista se questiona acerca dessas limitações, preocupados se estão tomando a atitude correta e, na época perfeita. Mas, a verdade é que não existe uma idade fixa para tomar essa decisão. Grandes oportunidades aguardam jovens e adultos, independentemente de sua faixa etária, com experiências que podem se tornar memoráveis em sua jornada.

A pandemia foi um verdadeiro dificultador deste sonho para milhares de pessoas ao redor do mundo. Planos foram engavetados e colocados de lado até que a situação permitisse a volta dos embarques – cenário que, felizmente, já se tornou possível. Mesmo estagnados durante todo este período, cerca de 82% não deixaram seu sonho morrer, ainda ávidos pela chegada da viagem.

Realizar um intercâmbio não é uma questão de idade, muito menos ser jovem é um pré-requisito. Existem diversas opções de pacotes, cursos e programas voltados para todos os perfis – desde aqueles que desejam apenas adquirir a fluência em uma língua estrangeira em cursos de idiomas, àqueles que queiram conciliar os estudos com carreiras promissoras no exterior. Diversidade não falta, mas é preciso analisar cada caminho de acordo com seus objetivos e momento atual.

Os intercâmbios de curta duração são alguns dos mais famosos e buscados, desde os jovens aos empreendedores. Normalmente, são escolhidos por aqueles que ainda não sabem se querem morar no exterior em definitivo, mas que desejam experimentar essa nova rotina – principalmente para aperfeiçoar o inglês. Estes estudos podem ser feitos desde durante apenas um mês, até seis meses, de acordo com o que for melhor para cada um.

Para aqueles que buscam uma experiência mais abrangente, podem escolher dentre os populares programas de estudo e trabalho. Grande parte destes pacotes permite que os intercambistas recuperem o valor investido durante sua viagem – com o benefício de estarem recebendo remuneração em uma moeda estrangeira. Sua única limitação, contudo, é a idade mínima de 18 anos para o visto de trabalho e estudo.

Independente de quantos anos tenha, o intercâmbio é um divisor de águas para todos. É um período de redescobrimento pessoal e profissional, o qual, certamente, abrirá muitos caminhos e possibilidades. Mesmo diante de incertezas e preocupações que passam pela cabeça de todos, não há motivos para se privar desta oportunidade pela idade que possui. Basta pesquisar sobre as opções do mercado, e qual destino oferecerá aquilo que está procurando.

Muitos países apresentam cursos excelentes e vagas completamente rentáveis para estrangeiros. Dentre eles, a Irlanda vem se tornando um dos mais queridos pelos brasileiros, com opções de cursos presenciais, à distância, e a chance de conquistar um emprego ganhando em euro. Em poucos meses, os gastos com a viagem podem ser recuperados – e ainda, com a chance de juntar uma boa quantia para lazer e viagens para regiões ao redor.

Se tornar um intercambista é desafiador. Mas, também, uma nova fase de vida surpreendente. Não importa qual seja seu perfil ou idade, ao embarcar para uma experiência no exterior, o tempo morando em outro país trará frutos memoráveis. Ao organizar sua viagem, busque a fundo as opções de estudo e trabalho, analise qual mais lhe agrada, converse com pessoas que tenham vivido a mesma experiência e, acima de tudo, se prepare financeira e psicologicamente. Assim, mesmo diante dos medos inevitáveis, seu intercâmbio será esplêndido.

Helicon Tavares é CEO da SEDA Intercâmbios.

Sobre a SEDA Intercâmbios:

Com mais de 12 anos de mercado, a SEDA Intercâmbios foi fundada com o objetivo de conectar pessoas e democratizar o intercâmbio cultural, oferecendo experiências únicas que unem estudos, trabalho e lazer.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version