SEGS Portal Nacional

Educação

MEC participa da Bett Educar entre 10 e 13 de maio, em São Paulo

  • Terça, 10 Mai 2022 11:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ministro da Educação estará presente na abertura do evento nesta terça-feira (10).

O maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina, a Feira Bett Educar será realizada nesta semana, entre 10 e 13 de maio, em São Paulo, com o tema ‘Cocriando a Educação do Futuro’. Mais de 270 marcas expositoras e startups de educação são esperadas no evento. O Ministério da Educação (MEC) estará presente do início ao fim da Feira, representado por suas secretarias de Educação que apresentarão produtos, serviços e soluções inovadoras e ministrarão palestras. O ministro da Educação, Victor Godoy, participará da abertura, nesta terça-feira (10), às 10h.

O Congresso Bett Brasil 2022 visa incentivar o diálogo sobre a educação ao longo da vida de forma inclusiva, equitativa e de qualidade. Serão quatro dias de palestras e workshops (oficinas de aprendizagem) com a presença de grandes nomes da educação nacional e internacional. Os expositores oferecerão atividades e experiências para o público visitante, com demonstração de produtos, serviços e soluções inovadoras que devem chegar às salas de aula de todo o país nos próximos anos. Entre os destaques na área de exposição estão iniciativas que promovem o uso de tecnologia e o ensino híbrido, as metodologias ativas, como Maker e STEAM, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o ensino bilíngue em todos os níveis: da educação infantil ao ensino superior.

No estande da Secretaria de Modalidades Especializadas (Semesp/MEC) haverá a divulgação das ações e programas desenvolvidos para a educação bilíngue de surdos, tais como: Canal Libras; Projeto Cinema Acessível; Programa Nacional de Escola Bilíngue de Surdos; Referencial Curricular – Ensino de Português como Segunda Língua (L2); Cartilha Volta às Aulas; Minuta de Edital do PNLD Libras e cursos de Formação Continuada de Professores. No mesmo estande, a Diretoria de Educação Especial (DEE) apresentará, além de um vídeo institucional com suas ações e programas, quatro filmetes sobre doenças raras na escola (fibrose cística, hipogamaglobulinemia, Síndrome de Williams, Síndrome de Charge, e Narcolepsia), com orientações para os professores. Também será ministrada palestra com o tema ‘Educação Especial e Educação Inclusiva’.

No estande da secretaria de Alfabetização (Sealf/MEC) será abordado o GraphoGame do ‘Programa Tempo de Aprender’, além da apresentação de outros programas desenvolvidos pela Sealf. O GraphoGame é uma tecnologia educacional de apoio à alfabetização que auxilia famílias e professores a manterem o engajamento das crianças em fase de alfabetização. É um aplicativo gratuito para crianças entre 4 e 9 anos. Em outra tela serão apresentados os programas em geral desenvolvidos pela Sealf, como os cursos on-line criados com foco na recuperação das aprendizagens, tais como: Práticas de Alfabetização e o Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), além do Conta pra Mim, um programa de literacia familiar.

A Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) apresentará os programas voltados à tecnologia e à recuperação das aprendizagens. No estande serão expostos: o Programa de Inovação Educação Conectada (Piec), o Medidor Educação Conectada, o Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), o Programa Educação e Família, a Plataforma Avamec, o Clique Escola, o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o Programa Brasil na Escola, o Programa Itinerários Formativos, a plataforma de recuperação das aprendizagens, o aplicativo de digitalização das avaliações e o aplicativo de correção automatizada de textos manuscritos.

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC/MEC) realizará a apresentação de dois dos principais projetos da Subsecretaria: o pré-lançamento do projeto ‘MECPlace − Ecossistema de Inovação e Soluções Educacionais Digitais’ e do protótipo do aplicativo ‘Jornada do Estudante. O MECPlace é uma plataforma integrada, em ambiente aberto e colaborativo, que visa apoiar o processo de recuperação das aprendizagens por meio da oferta de tecnologias educacionais. Já o aplicativo ‘Jornada do Estudante’ é um projeto da STIC em parceria com Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para desenvolvimento de aplicativo que unificará as informações e os serviços da vida acadêmica, criando um canal de comunicação direta com o estudante.

As ações e os projetos de inovação voltados à estruturação da educação superior, infraestrutura universitária, fomento ao ingresso, permanência e formação de estudantes e profissionais, bem como a inovação digital para a educação serão apresentados durante a Bett Educar pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Entre eles estão os projetos: Alunos Conectados, P&D: Inteligência artificial para auxílio de ações que visam à redução da evasão no Ensino Superior, a plataforma Universidade 360º − Observatório da Educação Superior, o novo serviço Eduplay, além dos programas Diploma Digital, Unidades Embrapii e ICPEdu.

Além dos estandes, durante a feira serão ministradas palestras com o tema Recuperação das Aprendizações: Estratégias Nacionais e Tecnologias, com o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo; com o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; e com o subsecretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Castro.

Serviços
Evento: Feira Bett Educar 2022 − Cocriando a Educação do Futuro
Dias e local: 10, 11, 12, 13 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version