SEGS Portal Nacional

Educação

Etecs e Fatecs têm projetos que visam a preservação do planeta

  • Sexta, 22 Abril 2022 08:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Preservação da mata nativa, reflorestamento, formação de Mestres Composteiros e ações de coleta de resíduos estão entre atividades realizadas

O Dia Mundial da Terra é celebrado em todo o mundo no dia 22 de abril. A data entrou no calendário em 1970 e, desde então, é usada para promover a conscientização em relação à necessidade de preservação do meio ambiente, fomento de debates sobre as consequências das ações humanas e compartilhamento de ações que reforcem a luta pela conservação do planeta. Nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, os debates sobre esses temas são constantes. Preservação de mata nativa, reflorestamento de áreas degradadas, ações de coleta de resíduos recicláveis e até a formação de Mestres Composteiros estão entre as atividades realizadas pelos estudantes.

Abaixo listamos alguns dos projetos em desenvolvimento. As unidades aparecem em ordem alfabética de município:

Etec Pedro D’Arcádia Neto – Assis

Plantio de árvores na Etec

Dentro das celebrações do Dia Mundial da Água, alunos do segundo ano do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais realizaram o plantio de mudas de ipês amarelos no jardim de entrada da escola. O foco da ação, aplicada na disciplina de empreendedorismo, é estimular a inovação em propostas ambientais, mostrando a necessidade de iniciativas que construam um planeta mais sustentável.

Etec Albert Einstein – Capital

Projeto Sustentabilidade e Alimentação saudável

Uma das iniciativas é a montagem de embalagens sustentáveis e reutilizáveis a partir de casca de coco. A finalidade é reduzir o lixo das cidades, em especial os itens plásticos. As cascas que seriam jogadas no lixo são transformadas em refratários, que podem ser usadas para servir frutas, castanhas, petiscos e outros.

A escola também desenvolve um projeto de compostagem em que todo material orgânico produzido na cozinha da unidade e nas residências dos alunos é depositado em uma composteira instalada no jardim da unidade. No total são quatro. O objetivo é produzir adubo orgânico para as plantas que os alunos germinam e cuidam, na escola ou em casa. O material gerado é usado nos jardins e na horta, local em que são cultivados alface, batata, berinjela, feijão, pimentão, citronela, entre outros. Os vegetais colhidos são usados na produção de comidas orgânicas, no laboratório de alimentos. A citronela é utilizada para produção de repelente natural de insetos.

Etec Paulistano – Capital

Criação de uma Composteira e Capacitação dos Alunos como Mestres Composteiros

Uma parceria com a Associação A Cidade Precisa de Você capacita estudantes do curso de Meio Ambiente para a formação de Mestre Composteiro. As aulas apresentam ensinamentos sobre a forma correta de fazer a compostagem, o tempo do processo, os tipos de alimentos que podem ser usados, entre outros. Outra ação realizada foi a montagem de uma composteira, que fará adubo para as hortas instaladas na Etec.

Etec Dr. Carolino da Motta e Silva – Espírito Santo do Pinhal

Espaço de vivência elaborado com material reciclável – “Espaço Verde Etec”

Iniciado em 2017, um projeto de reaproveitamento de pneus velhos mobilizou alunos a criar um ambiente em meio à natureza para aulas práticas, momentos de convivência nos intervalos e para a socialização dos estudantes da escola. O espaço segue ativo desde então e, a cada ano, novas turmas trabalham no local. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar de que a reciclagem dos pneus que iriam para o lixo é o melhor caminho para quem busca economia e sustentabilidade e que o descarte incorreto de resíduos acarreta impacto ambiental de longo prazo.

PAMI – Plantas Aromáticas, Medicinais e Inseticidas

O PAMI é outro projeto contínuo da Etec, desenvolvido desde 2014. O foco é realizar um levantamento das espécies vegetais existentes na escola, estudar formas de plantio, colheita, secagem, armazenamento e uso das plantas, seguindo métodos científicos, em aulas práticas de produção limpa. O trabalho promove o desenvolvimento de consciência do trabalho coletivo, respeito com a natureza e uso de hábitos terapêuticos complementares. Para compartilhar os conhecimentos adquiridos com as práticas, as turmas realizam palestras, elaboram cartilhas, promovem parcerias e eventos. Além do aprendizado, os alunos produzem com as plantas coletadas sabão reciclável, sabonete artesanal, aromatizador de ambiente, móbiles e velas. Futuramente, as turmas pretendem comercializar os itens produzidos na Cooperativa da Escola, tornando o projeto autossustentável.

Etec Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros – Garça

Agricultura Orgânica e Produção Agroecológica

Com atividades pedagógicas e práticas, muitas interdisciplinares, o trabalho busca contribuir com o uso sustentável dos recursos naturais, produzir alimentos saudáveis e estimular a consciência ambiental para mudanças de atitude e valores em todos os integrantes da comunidade escolar. No projeto, são aplicados exercícios que envolvem a manutenção da Agrofloresta da Etec, a realização do plantio de milho e feijão e a podas em árvores frutíferas. Os estudantes participam também de práticas para a confecção de composteira e manejo de minhocário, para a produção de húmus. O público da unidade escolar vem, em grande maioria, do meio rural. Por isso, a importância de contribuir com técnicas e informações, que os alunos possam aplicar onde moram.

Educação Ambiental e Restauração Nativa de Área de Proteção Permanente

Desde 2005, a unidade escolar, por obrigação legal e por responsabilidade ambiental, é responsável por uma Área de Preservação Permanente (APP) no entorno de uma mina d`água. Em meados de 2021, um incêndio consumiu toda área. Agora, o objetivo é, por meio desse projeto, recuperar a mata ciliar produzindo mudas por meio da Cooperativa Escola. A iniciativa conta com a participação dos alunos, em especial dos que estão cursando o Ensino Médio com Habilitação Profissional em Técnico em Agropecuária.

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral – Guariba

A importância das áreas de preservação permanente (APPs)

A atividade propõe informar à comunidade sobre o que é uma Área de Preservação Permanente (APP), as leis que asseguram sua proteção e a importância das APPs para a fauna e a flora. Visa também explicar como a preservação dessas áreas evita o assoreamento, protege as encostas do entorno, o solo e o abastecimento dos lençóis freáticos. A iniciativa abrange atividades em campo, análise de manejo de identificação de uma área degradada, levantamento de espécies, manejo de recuperação e restauração, preparo da área e do solo para receber mudas, plantio e balanço com resultados das ações.

O trabalho também conta com a construção de um simulador de erosão, que irá ilustrar a chuva em dois ambientes distintos: um totalmente arborizado e outro totalmente degradado. O objetivo é mostrar os impactos e os processos de infiltração de cada ambiente e apontar a importância da preservação.

Etec Ilha Solteira

Etec Sustentável – Solo Conservado

Projeto realizado com alunos do curso técnico de Agronegócio, com o objetivo de desenvolver consciência ambiental e o entendimento de que é possível usar técnicas agropecuárias de maneira sustentável. Os alunos participam de aulas práticas para melhorar seus conhecimento sobre o solo, incluindo perfil, características morfológicas e a forma mais correta de uso. As informações servem de base para que o aluno associe as informações a práticas de manejo que priorizem a conservação do solo.

Etec Vasco Antonio Venchiarutti – Jundiaí

Projeto Monitoramento da Qualidade Ambiental Do Córrego das Pedreiras e entorno no Bairro da Terra Nova

O projeto consiste em monitoramento da qualidade das águas do Córrego Das Pedreiras, classificado como microbacia. A atividade inclui coletas semestrais e análises da água, para o controle de vários parâmetros físico-químicos e bacteriológicos e avaliação de acordo com os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente.

Reciclagem Solidária

A unidade realizou um trabalho de reciclagem de garrafas pet, latinhas e papelão com a toda comunidade escolar. Em oito meses, foram arrecadadas aproximadamente cinco toneladas de lixo reciclável. Os itens foram vendidos, totalizando R$ 4,7 mil. O dinheiro foi usado na compra de kits de alimentos, doados a instituições sociais do município. Além da conotação social, o projeto mostrou aos envolvidos a importância de colaborar com a correta destinação do lixo.

Etec Dona Sebastiana de Barros – São Manuel

Dia Mundial da Água

Desde 2017, a escola realiza anualmente um projeto de conscientização para a preservação da água. São realizadas palestras e apresentação de práticas de análises de água para a comunidade escolar e escolas do município e região.

Recuperação e plantio de árvores para a produção de água

Alunos das primeiras séries do Ensino Médio e do Técnico em Agropecuária realizam um trabalho de revitalização das nascentes do Ribeirão Paraíso. No mesmo curso d’ água, os estudantes da primeira e segunda série do Técnico em Meio Ambiente fazem o plantio de árvores nativas para a recomposição da mata ciliar.

Projeto Sala Verde

A Etec realiza também, com os alunos do primeiro e segundo ano do curso Técnico em Meio Ambiente, a adequação de um espaço que será usado, de forma permanente, para a aplicação de atividades de educação ambiental. O local, que não estava mais sendo usado pela unidade, está passando por uma restauração, para que seja destinado a atividades ligadas a projetos socioambientais.

Fatec Presidente Prudente

Sustenta Fatec

Iniciativa consiste no desenvolvimento de atividades que promovem princípios de sustentabilidade ambiental. Realizado com a participação de discentes, docentes e gestores da unidade, o projeto será executado ao longo de todo ano letivo e envolve a divulgação da proposta à comunidade acadêmica, elaboração da identidade visual e palestras. Também estão previstas a montagem de informes educativos com ações cotidianas que geram valores ambientais positivos e o plantio de árvores e ações externas ao campus, visando a sensibilização da comunidade vizinha.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version