SEGS Portal Nacional

Educação

A tecnologia como aliada em tratamentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

  • Terça, 05 Abril 2022 10:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Angela Rocha
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O transtorno do espectro autista (TEA) se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades únicas para o indivíduo realizados de forma repetitiva. Ele pode ser definido por padrões restritos e recorrentes de comportamento, interesses ou atividades que mostram uma série de manifestações conforme a idade, capacidade e as intervenções de apoio disponíveis.

Estima-se que existam em torno de 70 milhões de autistas no mundo (o equivalente a 1% da população mundial). Isso significa que, na média, o Brasil tem cerca de 2 milhões de pessoas no espectro do autismo.

Os números de casos registram aumento na medida que em que cresce o conhecimento sobre o TEA em relação às últimas décadas. Assim, temos um cenário em que muitas pessoas adultas nunca foram diagnosticadas e que, portanto, não tiveram nenhum tipo de tratamento. Dessa forma, os especialistas reforçam a importância de expandir o debate para além do diagnóstico infantil.

“A conscientização do autismo é importante porque traz mais informações às pessoas sobre o transtorno do espectro autista (TEA), de forma que todos possam conviver com a diversidade de maneira respeitosa. A inclusão das pessoas com autismo na educação promove inúmeros benefícios do ponto de vista da convivência, visto que aprimora as interações, as trocas e as experiências, além do desenvolvimento de habilidades e potencialidades e todos superam dificuldades”, comenta Márcia Andelo, especialista em psicopedagogia e coordenadora de cursos de Pós-Graduação na área da Educação da Unyleya.

A Educação Especial é tratada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em um capítulo específico, que compreende os artigos 58, 59 e 60, representando um marco que garante e incentiva a matrícula de crianças e jovens com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento; fazendo com que os alunos autistas passassem a fazer parte deste grupo atendido.

O aspecto menos discutido ainda continua sendo a fase posterior à infância e adolescência do autista: a vida adulta. Parte dessa invisibilidade pode ter a ver com os casos em que não contaram com diagnóstico precoce. Mesmo com o acompanhamento profissional, a adaptação do portador do transtorno na sociedade não é um processo simples.

“O maior desafio ainda é o preconceito e falta de preparo. Para alcançar a educação inclusiva, é fundamental que toda a sociedade tenha uma mudança de postura”, pontua Márcia. “Precisamos nos munir de conhecimento, discutindo técnicas educacionais, propondo estratégias que possam ser eficientes e, principalmente, acreditando que a inclusão favorece a participação de forma ativa e consciente de todos os alunos no processo de ensino e aprendizagem”.

Em paralelo, a tecnologia é uma grande aliada para a inclusão de alunos autistas tanto na educação básica, como na superior. O acesso à sala de aula também propicia motivação e o desenvolvimento socioemocional e comportamental através de aulas em grupo, atividades, entre outras estratégias pedagógicas.

“É importante também ressaltar que o aprendizado de uma pessoa com TEA, no ambiente universitário EAD, acontece por meio de técnicas e procedimentos de intermediação com o uso de recursos tecnológicos que buscam melhorar a aprendizagem e interação dos alunos com TEA”, finaliza a coordenadora.

Os profissionais de educação são figuras de extrema relevância no processo pedagógico dessas pessoas. Esses profissionais são decisivos para que o autista seja devidamente incluído no processo educacional, aprendendo e participando da sociedade sem nenhum tipo de discriminação.

A Unyleya oferece o curso de Pós-Graduação a distância em Autismo: Aspectos Pedagógicos - Abordagem Multidisciplinar, com duração de dez meses. Indicado para educadores, pais, parentes e profissionais de saúde que cuidam de alguém com TEA, o curso é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD), disponível para pessoas localizadas em qualquer lugar do Brasil,

Para mais informações acesse: unyleya.edu.br/pos-graduacao-ead/tea

Sobre Márcia Andelo

Especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Gestão e Orientação Educacional. Graduada em Letras e Pedagogia. Atuou como docente em ensinos fundamental e médio. Atualmente atua como tutora e coordenadora em cursos diversos de Educação da Unyleya e é Orientadora Educacional da Secretaria de Educação do DF.

Sobre a Unyleya

Fundada em 2006, a Unyleya é uma das primeiras Instituições de Ensino 100% EAD no Brasil. Com mais de 15 anos de uma história pautada por inovação em tecnologia educacional, a instituição conta atualmente com mais de 300 mil estudantes – o que a torna a maior do país em número de alunos, 26 cursos de Graduação e mais de 1.800 de Pós-Graduação em 50 diferentes áreas do conhecimento.

A Unyleya tem mais de três mil colaboradores e unidades físicas em todo o país, com destaque para a sede acadêmica no Rio de Janeiro e a administrativa em Brasília. Mesmo com as unidades físicas, a Instituição de Ensino consolida seu modelo na Educação 100% Digital. Com metodologia de ensino focada nas necessidades de aprendizagem do aluno e nas principais tendências do mercado de trabalho, a Unyleya quer revolucionar a Educação a Distância no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version