SEGS Portal Nacional

Educação

Encontro Sudeste FONAPRACE acontece na UFSCar em 7 e 8/4

  • Quarta, 30 Março 2022 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabricio Mazocco
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de março

A UFSCar sediará, nos dias 7 e 8 de abril, a primeira edição do Encontro da Regional Sudeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores/as de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) de 2022. O evento é organizado pela Coordenação Regional Sudeste do FONAPRACE e pela UFSCar, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).

Criado em 1987, o Fórum, que reúne pró-reitores, coordenadores, equipes técnicas e estudantes de instituições públicas de ensino superior do Brasil interessados na área da permanência estudantil, tem o objetivo de discutir e subsidiar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) com informações técnicas relacionadas à assistência estudantil.

No primeiro dia do evento, 7 de abril, a partir das 14 horas, estão previstas reuniões dos Grupos de Trabalho do FONAPRACE, organizados em: 1) GT Apoio e Acompanhamento; 2) GT Assistência Prioritária; 3) GT Inclusão e Diversidade e 4) GT Prevenção e Promoção.

No dia 8, a partir das 8 horas, acontece a abertura oficial do Encontro com a participação da Reitora e da Vice-Reitora da UFSCar, respectivamente, Ana Beatriz de Oliveira e Maria Jesus Dutra dos Reis. Na sequência, haverá a mesa temática "Ações Afirmativas e Permanência Estudantil: entrei, fiquei e saí com o canudo na mão", que tratará das políticas de cotas com foco nas pessoas que se formaram e são egressas das universidades públicas e que conseguiram ingressar, permanecer e concluir a formação por conta de políticas públicas de ações afirmativas e de permanência estudantil e que hoje atuam em diversos espaços da sociedade.

Em seguida, ocorre a mesa "O retorno das atividades presenciais nas IFES: tô voltando, e agora?", na qual será proposta uma reflexão sobre os desafios e as possibilidades que as IFES estão encontrando no retorno das atividades presenciais com foco no impacto das ações e estratégias de assistência e permanência estudantil: restaurantes universitários, moradias estudantis, apoio pedagógico, bolsas e auxílios. A programação completa está disponível neste link: https://bit.ly/3qJcJu2.

As inscrições para participar do Encontro são gratuitas, vão até o dia 31 de março e podem ser feitas por meio deste formulário (https://forms.gle/ZvDm5GNAp2sHMwKj9). Mais informações nesse mesmo link.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version