SEGS Portal Nacional

Educação

Meio ambiente é tema de projeto de alunas da Etec na Febrace

  • Segunda, 28 Março 2022 10:42
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Em app e site, educação ambiental e sustentabilidade são tratadas de forma lúdica e navegação fácil, apresentando dicas para a conservação do planeta

Quem hoje tem mais de 30 anos já era nascido quando o termo sustentabilidade se tornou usual, ganhou seu significado e seu sentido de urgência. O projeto Domum – lar, em latim – selecionado para a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2022, foi criado em função dessa necessidade. Ele engloba um aplicativo e um website que pretendem conscientizar e orientar o usuário para a preservação do meio ambiente.

Elaborado por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Hortolândia, sob a orientação da professora Priscila Batista Martins, o projeto se baseia na agenda global 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece 17 iniciativas para um desenvolvimento sustentável.

As alunas Giovana Beltrame Gianelli e Beatriz Cristina de Amorim usaram um software desenvolvido nas linguagens de programação C# e Java Script para criar um aplicativo de navegação fácil e interface atraente. O conceito dos três R’s (reciclar, reduzir e reutilizar) está presente no Domum, que, entre outras funcionalidades, indica a forma correta (e alerta para a incorreta) de descarte de plástico, vidro, metal, papel, remédios e eletrônicos, explica a necessidade de diminuir o consumo – especialmente aquele que acontece em um momento de impulso – e sugere formas de dar vida nova a uma peça que tenha ficado esquecida em casa.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mar 09, 2026 Educação

Intercâmbio diferente: 5 destinos inusitados para…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version