SEGS Portal Nacional

Educação

Curso Mooc para aprender a ser feliz é opção no Dia da Felicidade

  • Segunda, 21 Março 2022 10:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação do Centro Paula Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Lançado em 2018, curso a distância oferece 12 horas de aulas gratuitas que podem ser vistas a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo

Felicidade no dicionário é sensação real de satisfação plena; estado de contentamento, de satisfação. Condição da pessoa feliz, satisfeita, alegre, contente. A palavra simboliza um dos principais objetivos da humanidade, além de ser tema de estudo de filósofos, psicólogos, teólogos, e inspirar inúmeras manifestações artísticas. Existe até o Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20 de março. Mas, será que é possível aprender a ser feliz? O curso livre Mooc Felicidade, oferecido de forma gratuita pelo Centro Paula Souza (CPS), mostra que sim.

De forma interativa, a formação é baseada em psicologia positiva, que estimula o aluno a buscar caminhos que oferecem mais felicidade à vida pessoal e profissional. Inspirado em projetos de grande aceitação em universidades norte-americanas, como Harvard e Yale, o curso traz temáticas como bem-estar, vida plena, relacionamentos, equilíbrio, valores pessoais, carreira profissional, altruísmo e ciência da felicidade.

O material fica disponível na plataforma online de Ensino a Distância (EaD) e tem duração de 12 horas, divididas em quatro aulas. Desde o lançamento, em novembro de 2018, mais de 22,5 mil já assistiram às videoaulas. Uma curiosidade é que o curso teve aumento de 110% no número de inscrições após o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, quando registrava 10,7mil alunos.

O Mooc Felicidade pode ser acessado a qualquer momento, sem a necessidade de processo seletivo, é preciso apenas fazer a inscrição. Ao final do curso, o aluno realiza uma avaliação online para emissão de certificado.

Outros cursos livres online na modalidade Mooc podem ser acessados aqui e o CPS disponibiliza também microcursos online.

Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade, celebrado mundialmente em 20 de março, foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 28 de junho de 2012. A ideia surgiu baseada na iniciativa do Butão, país asiático que leva o título de ter uma das populações mais felizes do mundo e mede a riqueza do país com base na Felicidade Interna Bruta (FIB).

A finalidade da data é promover a ideia de que a felicidade é um objetivo humano fundamental.

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version