SEGS Portal Nacional

Educação

Fundaj divulga edital para Curso de Especialização em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Edificado

  • Sexta, 04 Março 2022 10:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Comunicação Social do MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Formação oferecida pela EIPP é voltada à servidores públicos que atuam na área e as inscrições abrem em 4 de abril.

Objetivando o aperfeiçoamento dos servidores públicos que trabalham na preservação de prédios históricos, a Fundação Joaquim Nabuco lança o edital do curso “Especialização em Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural Edificado”. São 30 vagas disponíveis na capacitação, que é promovida pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da instituição. As aulas serão realizadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD). As inscrições poderão ser feitas no período de 4 a 14 de abril.

“No Brasil, existe uma carência de profissionais capacitados ao planejamento, elaboração de projetos e condução de obras de bens culturais edificados que são patrimônios das cidades, pois representam suas histórias. Visando minimizar essa carência, a Fundaj lança, em caráter inédito, a especialização que contribuirá efetivamente para a preservação do patrimônio cultural nordestino”, afirmou a coordenadora de Pós Graduação da Fundaj, Cláudia Verardi.

Com duração total de 18 meses, o curso busca formar, prioritariamente, servidores públicos federais, atuantes no planejamento, elaboração de projetos e condução de obras de restauração e conservação de bens culturais edificados. Profissionais esses que são formados em arquitetura e engenharia. Das vagas oferecidas, 25% delas serão destinadas aos que se autodeclaram negros, indígenas, oriundos de povos e comunidades tradicionais, e pessoas com deficiência. Caso as vagas não sejam preenchidas pelos grupos prioritários, as mesmas serão abertas para os demais interessados.

"Cada aluno vai trazer uma edificação histórica de valor cultural para desenvolver um projeto durante o curso. No final, serão trinta projetos devolvidos à sociedade. A ideia é capacitar servidores que já lidam com patrimônios de suas respectivas cidades, em questões como procedimentos técnicos e acompanhamento de obras. Vamos trazê-los ao olhar diferenciado que é preciso ter para esse tipo de edificação", afirmou Fred Almeida, coordenador pedagógico do curso.

Durante as aulas, os alunos aprofundarão seus conhecimentos sobre arquitetura e patrimônio cultural, bem como acompanharão e fiscalizarão obras na área de conservação e restauração de monumentos e sítios históricos do Nordeste, além de aprenderem a diagnosticar as patologias das edificações históricas, e a propor soluções interventivas, corretivas e preventivas. Isso, visando à ampliação do tempo de vida útil de uma edificação histórica. Cada um também desenvolverá o projeto voltado para conservação e restauração de edificações históricas nordestinas.

Seleção

Dividido em duas etapas, o processo de seleção para o curso será conduzido por uma comissão composta por três integrantes da Coordenação de Atividades de Cursos de Pós-graduação (Cac-Pós/Difor). A primeira etapa será a análise documental e a do Pré-Projeto (caráter eliminatório); e a segunda será a entrevista online (caráter classificatório). Dessa forma, o candidato será classificado com base nas informações prestadas e comprovadas na ficha de inscrição, na análise documental, no Pré-Projeto e no resultado da entrevista.

Quando forem abertas, as inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pelo link que será disponibilizado no endereço eletrônico: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor.

Na hora de se inscrever, o interessado deverá anexar documentos como a ficha de inscrição disponibilizada no edital, o formulário do Pré-Projeto e o termo de compromisso. A lista final dos candidatos selecionados será divulgada no dia 20 de junho; as matrículas serão realizadas de 27 de junho a 1 de julho; e o início das aulas acontecerá no dia 6 de julho.

Confira o edital completo:
https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mar 09, 2026 Educação

Intercâmbio diferente: 5 destinos inusitados para…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version