SEGS Portal Nacional

Educação

Direitos da criança e do adolescente: cinco cursos gratuitos estão com inscrições abertas

  • Quinta, 16 Dezembro 2021 08:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ASCOM/MMFDH
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Capacitações são ofertadas pela Escola Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) e pela Escola Nacional de Socioeducação (ENS)

Estão abertas, até 21 de dezembro, as inscrições para cinco novos cursos das Escolas Nacionais de Direitos da Criança e do Adolescente (Endica) e de Socioeducação (ENS), coordenadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). As capacitações on-line têm duração de 60 horas e são voltadas para profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da Criança e do Adolescente.

O conteúdo poderá ser acessado entre os dias 10 de janeiro e 28 de fevereiro de 2022. As vagas estão disponíveis nas seguintes capacitações: Meio Fechado – Justiça e práticas restaurativas; primeira infância; uso seguro das tecnologias de informação e comunicação para e por crianças e adolescentes; adolescência, criminalidade e responsabilização: aspectos materiais e processuais; e políticas públicas para proteção da criança e do adolescente.

Inscreva-se:

Meio Fechado - Justiça e Práticas Restaurativas

Primeira Infância

Uso seguro das tecnologias de Informação e Comunicação para e por Crianças e Adolescentes

Adolescência, criminalidade e responsabilização

Políticas Públicas para Proteção da Criança e e do Adolescente

Quem pode participar

As capacitações são voltadas para agentes do Sistema de Garantia de Direitos, que são aqueles profissionais que atuam na Rede de Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Sistema Educacional, na Rede Socioassistencial, em Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Polícias Militares do Batalhão Escolar, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, Unidades de Acolhimento Institucional, Vara da Infância e Juventude, unidades socioeducativas e unidades para cumprimento de medidas socioeducativas de meio aberto.

Balanço

No total, desde 2015, cerca de 30 mil pessoas já se inscreveram em 14 diferentes cursos ofertados pela Endica e pela ENS. Além dos cinco que estão com inscrições abertas, há outros cinco que têm oferta contínua, disponíveis no Portal da Endica. De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, "é um verdadeiro exército melhor preparado para atuar na garantia de direitos dessa parcela da sociedade tão vulnerável".

“Por meio dos nossos cursos da Endica e da Escola Nacional de Socioeducação, todas as pessoas que trabalham com crianças e adolescentes, sejam servidores públicos ou representantes da sociedade civil, podem aumentar o seu nível de conhecimento e melhorar a qualidade do atendimento. Essa é uma forma concreta de fortalecer nossa rede de proteção ao público infanto-juvenil”, completou.

Saiba mais

O sistema Multiescolas — que é composto pela ENS e pela Endica — é resultado de uma parceria entre o MMFDH e o Programa Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A iniciativa é executada pela Universidade de Brasília (UnB), no projeto de cooperação internacional PNUD BRA 10/007.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 30, 2026 Educação

Cuidar do cérebro não é só estilo de vida: método…

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version