SEGS Portal Nacional

Educação

Evite esses erros ao estudar nesse fim de ano

  • Quarta, 08 Dezembro 2021 10:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Joyce Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

* Leonardo Chucrute é Diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum

Tanto os universitários, quanto os concurseiros e vestibulandos devem estar atentos a algumas atitudes para não sair do eixo na hora dos estudos. Apesar do Enem já ter acabado, o ano letivo não acabou. É importante estar atento a essas dicas para garantir um melhor desempenho em provas ou concursos nesse fim de ano.

Um erro bastante comum é não se planejar. É muito importante planejar sua rotina, pois ao se organizar, você consegue aumentar o seu foco e aproveitar melhor o seu tempo dividindo momentos de estudo, descanso e lazer. Não é aconselhado estudar 24 horas por dia, buscando uma performance perfeita.

Também não cometa o erro de deixar de estudar matérias que não gosta ou tem dificuldade. Procure buscar gatilhos que te deem motivação para aprender aquele assunto. Busque ajuda de amigos, do professor ou até mesmo no Youtube. Na internet encontramos diversos assuntos abordados de maneira considerada mais leve e descontraída. Só tenha o cuidado de estudar em fontes confiáveis.

Não tenha medo de errar. O medo pode te paralisar e gerar ansiedade. Muitos têm o receio de não conseguir fazer a prova no tempo determinado. Se é o seu caso, faça outras provas do concurso para saber administrar o tempo e se familiarizar com a prova. Se o medo for de ter branco, e se isso acontecer durante a prova respire fundo, beba água ou vá ao banheiro, assim você tira o seu foco de não estar lembrando aquele assunto

Mais um erro é não aprender como relaxar em situações estressantes. Use técnicas de relaxamento para não deixar que os problemas te atrapalhem ou sejam uma distração no momento de estudar. Dessa forma você vai estudar bem e mais focado.

É normal se sentir cansado após um ano de tantas incertezas. O desânimo e o esgotamento mental acabam ficando mais evidente nesse fim de ano.

Outro erro é ignorar se estiver sentindo esgotamento mental por causa do perfeccionismo. Nada em exagero faz bem. O perfeccionismo na hora dos estudos gera um desequilíbrio emocional que, se não for bem tratado, afeta até o seu corpo. O estresse aumenta e prejudica o desempenho. Caso deseje uma aprovação, aceite que você não é uma máquina. Seja gentil com você, tenha paciência e se dedique e tudo vai dar certo.

(*) Leonardo Chucrute é diretor-geral do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 30, 2026 Educação

Cuidar do cérebro não é só estilo de vida: método…

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mar 10, 2026 Educação

Estudo mostra que tecnologia sozinha não garante…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version