Logo
Imprimir esta página

Estudantes de São Paulo participam de projeto que possibilita a vivência dos esportes paralímpicos

Alunos do Colégio Marista Glória sentem, na prática, como é o esporte para os paratletas

Começou na última terça-feira, 24 de agosto, os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Serão 13 dias em que atletas do mundo inteiro disputarão medalhas em 22 modalidades. As competições acontecem até o dia 05 de setembro e essa é a primeira vez que os jogos paralímpicos ocorrem nas mesmas arenas onde os eventos dos jogos olímpicos foram realizados.

São 22 modalidades em disputa, divididas em diversas classes funcionais. Cada modalidade tem sua própria estrutura de classificação, englobando siglas referenciando os esportes ou as deficiências e números que indicam o grau de comprometimento dos respectivos atletas. São elas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo de pista, ciclismo de estrada, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, tiro com arco, triatlo e vôlei sentado.

Os alunos dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, sob responsabilidade dos professores de Educação Física, Nicole Kurtz Alonso e Maurício Segatto Lourenço, do Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), estão participando de um projeto que promove a vivencia em algumas modalidades paralímpicas.

Além de pesquisar sobre a origem, os esportes praticados e as regras das Paralimpíadas, os alunos estão tendo aulas práticas de vôlei sentado, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas, goalball e de atletismo (com vendas).

“É muito importante que eles não fiquem apenas na teoria e vivenciem a garra e as dificuldades das pessoas com deficiência na prática esportiva. As atividades permitem aos alunos ter discernimento para compreender melhor sobre respeito, empatia e acessibilidade”, explica o professor Maurício Segatto Lourenço.

Nicole e Maurício pretendem, ainda, levar uma equipe de basquete em cadeira de rodas e do vôlei para surdas para que possam interagir com os estudantes, respeitando os protocolos de combate à Covid-19.

“Além disso, vamos tentar promover, mesmo que de forma online alguns bate papos entre os alunos e atletas com deficiência. Entendemos que é uma forma dos jovens compreenderem que é possível essa inclusão social. Plantamos uma semente para ocorra maior engajamento e interesse aos esportes paralímpicos”, afirma Nicole Kurtz.

A Paralimpíada de Tóquio conta com cerca de 4,3 mil atletas de 165 países. A delegação brasileira será composta por 259 atletas. São 163 homens e 96 mulheres. Entre elas e eles estão atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro, considerados os olhos, ouvidos e mãos dos paratletas.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto