Logo
Imprimir esta página

Tema “Mudanças climáticas” é destaque em curso internacional para professores brasileiros

A próxima turma no Brasil deve iniciar no primeiro semestre de 2022

A abordagem das “Mudanças Climáticas” em sala de aula foi destaque na “Academia de Ação Climática”, curso para professores brasileiros que contou com a participação de 96 educadores de 21 estados do país. Desses, 90% receberam bolsas integrais de instituições parceiras. A iniciativa é da ONG chilena 2811, em parceria com a Climate-KIC, que também ministrou o treinamento para professores de Portugal. A 2811 já capacitou docentes no Chile, Colômbia, USA e Alemanha.

Durante os meses de Julho e Agosto, educadores das redes pública e privada foram capacitados a mostrar aos alunos soluções para reduzir os problemas ambientais que atingem o país e o mundo. O curso forneceu recursos para que professores não só biológicas e geografia, mas também ciências sociais, matemática, educação física, e outras áreas de estudo, incorporem o tema das mudanças climáticas em seus planos de aula. O objetivo principal é que esse conteúdo seja multiplicado em classe, fornecendo ferramentas para os jovens se envolverem com ações climáticas inovadoras.

O diretor da 2811, Waldo Soto, explica que a versão do curso em português enfatizou que as questões da promoção da educação para a “ação climática” têm relação direta com “justiça climática”, já que os impactos da crise são ligados às desigualdades sociais, disparidades territoriais e capacidade adaptativa.

“Escolhemos capacitar os professores brasileiros também porque o país está exposto a muitos dos impactos causados pelo aquecimento global: seca, enchentes e deslizamentos de terra, por exemplo. Por outro lado, o Brasil possui um elevado potencial de liderança na transformação para a ação climática em razão da extensão territorial, da diversidade e da relevância econômica. O país é naturalmente um candidato forte para agir no atual cenário, que exige ação imediata”, afirma Soto.

Marca da Academia de Ação Climática. Foto: divulgação.

Ao longo do curso, os educadores receberam e desenvolveram planos de aulas para criarem oportunidades educacionais e ampliar a conscientização de crianças e jovens.

A bióloga e professora Carolina de Brito Maciel, que participou do curso, já levou para os alunos da periferia da Zona Oeste do Rio de Janeiro, por exemplo, o uso da calculadora de CO2. A ideia foi reforçar os aprendizados de matemática e a importância de reduzir as emissões de gases.

“Eles não faziam ideia da quantidade de emissão de gases que a nossa rotina impacta no meio ambiente e ficaram reflexivos quando descobriram sobre quantas árvores precisam plantar para compensar as emissões. Logo depois se animaram para calcular a eletricidade que usam, o transporte e como poderiam mitigar o que emitiram”, relata a professora Carolina.

Além da participação no curso, os professores brasileiros se juntaram a uma comunidade de educadores focados em sustentabilidade, e receberam o certificado da Climate-KIC (Comunidade de inovação e conhecimento da União Europeia para a ação climática).

Até agora a Academia de Ação Climática da Plataforma 2811 já capacitou mais de 500 professores na Europa, Estados Unidos e América Latina e mais de 100 no Brasil e Portugal.

A expectativa é treinar cerca de 10 mil professores no mundo até o fim de 2022. A próxima turma no Brasil deve iniciar no primeiro semestre de 2022.

Sobre a 2811

A Plataforma 2811 atua há cinco anos na promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável a partir do espaço acadêmico, trabalhando em parceria com fundações, empresas, organizações da sociedade civil e universidades. Atualmente a ONG atua diferentes países incluindo Chile, Peru, Colômbia, México, Brasil, Estados Unidos e Alemanha.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto