Provas no ensino híbrido: como avaliar o desempenho dos alunos durante a retomada parcial das aulas?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Diego Ramalho
- SEGS.com.br - Categoria: Educação
Professores devem explorar novos formatos de avaliação e ir além dos modelos tradicionais; ambiente virtual favorece o protagonismo do estudante dentro do processo avaliativo
As avaliações são uma etapa fundamental do processo de ensino-aprendizagem e, no contexto de retomada parcial das aulas presenciais, avaliar o desempenho dos alunos tem se mostrado um desafio para os educadores.
Para Geovana Achtschin Silva, assessora pedagógica do Sistema Anglo, o ensino híbrido revelou a necessidade de repensar o formato de provas tradicionais e explorar novas possibilidades em sala de aula. Ela afirma que é preciso adaptar o processo avaliativo de acordo com as particularidades de cada ambiente de aprendizado, tanto em casa quanto na escola.
A especialista destaca que, diante das novas maneiras de se aprender que são possíveis hoje, utilizar sempre as mesmas atividades pedagógicas em aula pode ser uma maneira pouco eficiente de avaliar os alunos. “Existem diversos tipos de avaliação, como a diagnóstica, a formativa e a somativa. Combinar mais de um instrumento avaliativo permite analisar o desempenho dos estudantes de modo mais amplo e completo”.
Nesse sentido, ela também explica que as ferramentas e soluções educacionais disponíveis no ambiente virtual, como os fóruns, chats, laboratórios virtuais e games, favorecem a participação ativa do aluno dentro de seu próprio processo avaliativo.
“As possibilidades educativas atuais favorecem o protagonismo, a colaboração, a interatividade e o gerenciamento contínuo da própria aprendizagem. O jovem precisa experimentar atividades em que ele tenha a oportunidade de ser protagonista enquanto adquire e evidencia suas habilidades”, afirma.
Geovana sugere a autoavaliação contínua como um dos caminhos para o ensino híbrido, e lembra que as avaliações devem ser um instrumento benéfico tanto para professores quanto para estudantes. Por meio delas, o docente tem a oportunidade de melhorar sua prática pedagógica e rever seus objetivos didáticos, enquanto o aluno pode refletir sobre o seu próprio desempenho e buscar formas para aprimorá-lo.
“Diante disso, utilizar instrumentos variados como pesquisa, listas de verificação, rubricas, sala de aula invertida são ferramentas eficazes para ajudar os alunos a se tornarem aprendizes independentes. Acredito que o segredo está em acompanhar a trajetória”, finaliza.
Sobre o Anglo (https://ecossistemaanglo.com.br/) – Com 70 anos de tradição, o Anglo conta com uma rede de mais de 800 escolas conveniadas em todo o país, que totalizam mais de 300 mil alunos. Oferece material estruturado da Educação Infantil ao Pré-Vestibular e possui uma metodologia voltada ao desenvolvimento da autonomia de estudos dos alunos. A proposta do Anglo oferece sólida formação de cultura geral e o desenvolvimento de habilidades voltadas à aplicação real dos conhecimentos. Ao final dos anos de escolaridade básica, essa proposta permite que os alunos ingressem nas melhores universidades do país através dos excelentes resultados nos vestibulares e no ENEM.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>