Logo
Imprimir esta página

Paternidade em tempos de pandemia: alternância de tempo para o contato com o pai cresce no período

Entre outros direitos de paternidade, constam também licenças especiais

A pandemia de coronavírus mais uma vez torna a comemoração do Dia dos Pais diferenciada. Embora os números de infectados revelem uma melhora paulatina, a quarentena trouxe algumas mudanças à relação familiar. Limitações de deslocamento e períodos de escolas fechadas exigiram inúmeras adaptações – e isso é ainda mais acentuado no caso de pais separados.

Conforme a advogada Débora Cioch, do escritório Brisola Advocacia, o relacionamento entre pai e filho neste momento requer maiores alternâncias nos dias de convivência e, por isso, é necessário ter cuidado especial no que significa o distanciamento, sempre buscando o melhor para as crianças ou adolescentes. "Nesse contexto, cresceu muito a utilização de canais virtuais de contato. Temos que observar que, quando há o impedimento total do relacionamento entre pai e filho, a genitora pode estar aproveitando a situação para promover a alienação parental. Nesses casos, é necessária uma ação judicial para resguardar o direito do pai", explica a especialista.

Entre os casos mais comuns de direito de paternidade hoje estão as ações de direito de convivência, aponta a advogada. "Os pais procuram ver regulamentado seu direito de estar com seus filhos após a separação. Nessas ações, são estabelecidos dias e horários de convivência que equilibrem o contato", diz.

Direitos de Paternidade são resguardados pelo INSS

O crescente acesso aos direitos de paternidade em outros âmbitos também é notável. Segundo a Constituição Federal, todo trabalhador, segurado do INSS, mesmo que no momento esteja desempregado, tem o direito de tirar licença paternidade remunerada de cinco dias corridos a partir do primeiro dia útil após o nascimento de seu filho ou adoção. "Já para pais que trabalham em empresas cadastradas no programa federal Empresa Cidadã, esse tempo passa a ser de 20 dias – 5 dias definidos pela legislação, mais 15 dias oferecidos pelo programa", refere a advogada, ao mencionar que esse prazo pode ser prorrogado via convenções ou acordos coletivos firmados pelas empresas e trabalhadores.

Outra inovação da legislação é que os pais também têm direito à licença maternidade sob condições específicas. Se o pai adotar sozinho uma criança de até 12 anos, poderá ter o benefício de 120 dias de licença. Outra situação é a seguinte: caso ocorra o falecimento da mulher que estava recebendo o benefício, o pai poderá requerer o benefício. Por sua vez, pais que trabalham em empresas cadastradas no programa federal Empresa Cidadã têm esse tempo estendido para 180 dias.

Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. O escritório atende também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto