SEGS Portal Nacional

Educação

UFRJ realiza segunda edição do Festival do Conhecimento

  • Quarta, 07 Julho 2021 10:37
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Victor Terra
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Com 500 atividades ao vivo, 700 gravadas e expectativa de 30 mil participantes, evento reúne cientistas, lideranças, artistas e comunidade universitária para pensar o presente e o futuro

De 12 a 16 de julho, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a segunda edição do Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis. A proposta deste ano é apontar caminhos para questões urgentes no futuro da ciência, educação, cultura e meio ambiente.

Entre os temas que compõem o evento estão inteligência artificial, cidades sustentáveis, afrofuturismo, diversidade, vacinas e mundo do trabalho pós-covid.

"É uma honra realizar mais uma edição do Festival do Conhecimento - que agora faz parte do calendário da UFRJ - em meio a um aparente negacionismo epidêmico. Essa casa centenária de ciência vem se reinventando e sendo resposta às perguntas de nosso tempo e dos tempos que ainda virão” – afirma a reitora, Denise Pires de Carvalho. “A UFRJ é esse local para aproximar sociedade e pensamento científico para que possamos, juntos, projetar esses futuros possíveis" – completa.

“Vamos falar de urgências, impasses, mas também de novas possibilidades de vida, novas linguagens, tecnologias do comum, inovação cidadã para enfrentar as crises de saúde, humanitária, política, econômica e ambiental no tempo iminente” – explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ, setor responsável pela realização do evento.

Convidados especiais

Participam das mesas virtuais, professores e pesquisadores da UFRJ como o epidemiologista Roberto Medronho, a engenheira química Leda Castilho, coordenadora das pesquisas da UFRJ-Vac, vacina contra a covid-19, e o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro. Paulo Lee Ho (Instituto Butantan), Marco Krieger (Fiocruz) e o líder indígena Ailton Krenak se juntam à lista, que terá mais de 50 destaques.

Os cinco dias de programação englobam rodas de conversa, debates com especialistas e apresentações culturais. Estão confirmados nomes como o do ator Lázaro Ramos, da youtuber Nath Finanças, e da ministra do STF, Cármen Lúcia.

O evento terá ainda a presença do escritor Daniel Munduruku, da cantora Margareth Menezes, do pastor Henrique Vieira e do deputado federal Alessandro Molon. A cantora Teresa Cristina se apresenta no encerramento do festival.

“Além da troca com essas figuras, o festival proporciona o encontro e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Conecta a universidade com a cidade e integra nossa comunidade universitária de quase cem mil pessoas - estudantes, professores, técnicos, terceirizados - com o grande público. Afinal, essa é a função da extensão: compartilhar ciência, cultura e pesquisas de ponta que produzem impacto social direto” – completa Bentes.

Inscrições abertas para o público

Ao todo, o Festival do Conhecimento terá mais de 500 mesas, sendo 50 delas com nomes muito conhecidos do público brasileiro, nas ciências, artes, política, justiça, movimentos sociais, mídia e outras áreas. A expectativa da organização é atingir a marca de 30 mil participantes em salas totalmente virtuais, com programação divulgada nos próximos dias

As inscrições para ouvintes continuam abertas. Quem se inscrever nesta modalidade receberá a programação completa do evento e um certificado de participação ao final. O evento terá transmissão na íntegra nas páginas oficiais da Pró-reitoria de Extensão da UFRJ no Facebook e Youtube.

SERVIÇO:
Festival do Conhecimento UFRJ – Futuros Possíveis

Quando? De 12 a 16 de julho

Onde?
Youtube da Extensão: https://bit.ly/pr5ufrj
Youtube da UFRJ: https://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ
Facebook da UFRJ: https://www.facebook.com/pr5ufrj

Como se inscrever?
Para se inscrever como ouvinte, acesse:
https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento/
Inscrições abertas até 11 de julho

Evento online e gratuito


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Abr 30, 2026 Educação

Cursos gratuitos abordam como combater a procrastinação…

Abr 29, 2026 Educação

5 cursos gratuitos para aprimorar o conhecimento em…

Abr 28, 2026 Educação

Inteligência artificial avança nas salas de aula e…

Abr 27, 2026 Educação

Mais livros, menos telas: 10 motivos para incentivar a…

Abr 24, 2026 Educação

Abril Azul: 7 caminhos para incluir crianças autistas…

Abr 23, 2026 Educação

5 dicas para promover o vínculo social em sala de aula

Abr 22, 2026 Educação

Abril Azul: inclusão escolar ganha um novo aliado para…

Abr 17, 2026 Educação

Literatura ajuda crianças a sentir e construir sentidos…

Abr 15, 2026 Educação

Autismo pode esconder doenças raras: especialistas…

Abr 14, 2026 Educação

Menos telas, mais presença: como ajudar seu filho a…

Abr 13, 2026 Educação

Maioria dos estudantes confia em ao menos um adulto na…

Abr 10, 2026 Educação

Jogos on-line com aparência lúdica escondem riscos e…

Abr 09, 2026 Educação

Inglês no vestibular: 5 estratégias para melhorar o…

Abr 08, 2026 Educação

Inglês para crianças: bilíngue ou curso de idiomas?…

Abr 07, 2026 Educação

Saiba quais são os níveis de suporte do espectro…

Abr 06, 2026 Educação

Autismo: por que o diagnóstico precoce pode transformar…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version