Logo
Imprimir esta página

Empreendedores: Educação financeira versus Gerenciamento de recursos

Elaborado por Angelita Bett, tutora da UNIASSELVI

A gestão dos recursos financeiros tanto de pessoas como de empreendimentos é algo imperativo e fator crítico de sucesso, principalmente no mundo competitivo de hoje. Neste sentido, sites especializados em finanças mostram que muitas empresas quebram basicamente porque o gestor/proprietário não tem o discernimento de que o faturamento da empresa não é um recurso pessoal, e mesmo ele sendo o proprietário da empresa, não pode se utilizar dos recursos oriundos dessa atividade com gastos pessoais.

Reflexão corroborada pelo Princípio da Entidade da Contabilidade que consta na Resolução 750/93/CFC no seu artigo 4º, que reconhece que: se faz necessária a diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa ou a um conjunto de pessoas. Uma vez que o Patrimônio da pessoa jurídica é o objeto da Contabilidade e, por consequência, não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição (CFC, 2008).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (2016) publicou um relatório preocupante sobre a mortalidade de empresas, evidenciando que de cada quatro empresas abertas no Brasil, uma fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado e que a ineficácia na gestão financeira e a falta de planejamento do negócio são determinantes para o encerramento das operações. Neste contexto, a adoção de estratégias de conscientização financeira, com ações educativas, objetivando mudar os números relativos às dificuldades em gerenciar os recursos financeiros, bem como o ciclo de vida e a consequente falência de empresas, são essenciais para a mudança do cenário atual. Então, pode-se fazer o seguinte questionamento: Como educar pequenos empreendedores com relação à utilização e à gestão dos recursos financeiros?

Segundo Costa (2018), a taxa de inadimplência ao crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a 3,04%, ou em termos absolutos R$ 96,6 bilhões de um saldo total de R$ 3,168 trilhões. Os dados preliminares, relativos ao mês de setembro de 2018, são do Banco Central (BC). Os valores não discriminam as contas em vermelho de empresas e pessoas físicas. A inadimplência diz respeito a dívidas em atraso há mais de 90 dias.

Existe uma relação direta entre educação financeira e a abertura de novos negócios, principalmente, com pequenos empreendedores. Segundo Salim et al. (2004), empreender tem sido a escolha de muitos jovens que saem das faculdades, de profissionais bem-sucedidos ou ainda de aposentados os quais por muitos anos trabalharam como empregados e depois resolveram empreender por conta própria.

Para Shumpeter (apud DORNELAS, 2005, p. 39), empreendedor “[...] é mais conhecido como aquele que cria novos negócios, mas pode também inovar dentro de negócios já existentes; ou seja, é possível ser empreendedor dentro de empresas já constituídas”.

Para ambos autores, o empreendedorismo não segue um modelo específico, e sim que empreendedor é algo que pode acontecer a qualquer um, mas sempre tendo em vista a coragem de inovar e fazer acontecer.

Nessa dinâmica, empreendedorismo vem sendo associado a diversas características como: flexibilidade, persistência, autonomia, criatividade, busca de oportunidade e, principalmente, inovação; características essas específicas de indivíduos empreendedores, por meio das quais enfrentam a mudança como uma oportunidade para desenvolver ações, negócios ou serviços diferentes (SOUZA; GUIMARÃES, 2006).

Para o desenvolvimento de uma conscientização financeira em nível do indivíduo, se faz necessária a adoção de algumas técnicas ou metodologias acessíveis para a educação financeira do empreendedor. No empreendimento deve-se traçar alguns pontos básicos para a visualização da sua realidade. Estão disponíveis ferramentas conhecidas e de simples manuseio, como as planilhas as quais com informações simples permitem a visualização de forma clara e objetiva de dados fundamentais, como: valor do faturamento mensal, despesas fixas, recursos a receber, recursos a pagar, insumos em estoque, tempo de entrega cliente/fornecedor, entre outras.

Pode-se destacar algumas metodologias de educação financeira, as quais estão em aplicação no mundo administrativo e financeiro, como a metodologia DSOP, metodologia 50-30-20 e Trust BPO, elas dão suporte aos pequenos empreendedores no gerenciamento dos recursos financeiros pessoais.

Referências:

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFA). Legislação da profissão contábil. 3. ed., rev. e ampl. Brasília: CFC, 2008.

COSTA, Gilberto Costa. Inadimplência atinge 62 milhões de brasileiros e afeta 3% do crédito. Agência Brasil, Brasília, 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-11/inadimplencia-atinge-62-milhoes-de-brasileiros-e-afeta-3-do-credito. Acesso em: 15 out. 2019.

SEBRAE. SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Sobrevivência das empresas. Portal Sebrae, 2016. Disponível: https://datasebrae.com.br/sobrevivencia-das-empresas/. Acesso em: 10 jan. 2019.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto