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Pandemia derruba gastos com educação no exterior e eleva despesas com compra de mercadorias

Levantamento feito pela Remessa Online analisou mais de 340 mil transferências internacionais para avaliar o impacto da variação cambial e da pandemia nas operações que envolvem envio de dinheiro para o exterior

O gasto médio do brasileiro com educação no exterior sofreu a maior queda percentual entre as principais naturezas de operações de transferências internacionais realizadas por pessoas físicas. É o que mostra uma pesquisa feita pela Remessa Online, principal plataforma online brasileira de remessas internacionais. O time de inteligência de negócios da fintech avaliou mais de 340 mil operações, realizadas em 2020 e 2021, entre os meses de janeiro e maio, em suas bases de dados.

Além das despesas com educação, com recuo de 13,27% no valor médio das operações, recuaram o envio de dinheiro para disponibilidade no exterior (-11,42%) e os gastos com manutenção de familiares em outros países (-4,4%).

A variação cambial elevou o valor médio enviado para a manutenção de residente e para investimento, em 12,24% e 12,29% respectivamente. Já os pagamentos referentes a aquisição de mercadorias (62,33%), pagamento de aluguéis (37,75%) e por serviços (28,02%) aumentaram significativamente.

Outra natureza que registrou alta expressiva no valor médio das transferências foi o envio destinado à sociedade empresarial, com alta de 43,37%.

De acordo com Alexandre Liuzzi, diretor de estratégia da Remessa Online, o comportamento está dentro do esperado devido à forte variação cambial em um curto período de tempo. O dólar comercial que fechou janeiro de 2020 valendo R$ 4,2695, chegou no início da pandemia a quase R$ 6 e só recentemente passou a dar sinais claros de uma acomodação por volta de R$ 5.

“Apesar da instabilidade e das incertezas provocadas pela pandemia, o volume de transferências internacionais permanece em forte crescimento. Uma clara indicação de que as classes A e B brasileiras estão mais internacionalizadas”, explica Liuzzi.

Sobre a Remessa Online

A Remessa Online é uma das principais plataformas digitais de transferências internacionais do Brasil, que permite a pessoas e empresas enviar dinheiro para o exterior ou receber valores em moeda estrangeira de forma econômica, rápida, segura e transparente.

Com 1,5 milhão de acessos mensais, a fintech foi criada em agosto de 2016 e, desde então, atendeu a mais de 350 mil clientes, movimentando R$ 11 bilhões em transações efetuadas entre mais de 100 países diferentes.

A empresa desenvolveu tecnologia proprietária para permitir inclusão digital de novos usuários (onboarding), sistemas de prevenção à lavagem de dinheiro (AML) e de reconhecimento de identidade do cliente (KYC) para operações de câmbio. Além disso, a Remessa Online oferece soluções para tesouraria inteligente (DVP) e integração direta com sistemas de pagamentos internacionais destinados a transferências, pagamentos e investimentos. Desse modo, o cliente tem uma melhor experiência, com um custo até oito vezes menor.


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